Professor Áureo Pasqualeto Figueiredo, da direção de Engenharia da Unisanta, afirma que a modernização do Porto é um dos fatores que explicam a redução no número de acidentes de trabalho no complexo.

O professor e diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Áureo Pasqualeto Figueiredo, explicou em matéria do jornal A Tribuna. os números levantados em sua tese de doutorado, que mostram uma redução de 53,97% nos acidentes de trabalho no Porto de Santos entre 2009 e 2014. Houve também redução da gravidade dessas ocorrências , em 39,45%.

A notícia foi publicada na página A-14 do caderno Porto & Mar da edição do último sábado (6), Áureo explicou que a redução de acidentes passa pela modernização do Porto.

“A automação, na medida em que substitui o homem em muitas tarefas penosas e indesejadas, também tira o homem de situações perigosas”. A realidade dos trabalhadores portuários da região é diferente do restante do País. No Brasil, enquanto o número de acidentes permaneceu estável, com cerca de 700 mil acidentes por ano, as ocorrências estão ficando mais graves e letais, acrescentou Figueiredo.

A tese do professor foi concluída em 2015, e os dados levantados foram apresentados recentemente no Seminário Celebrando a Vida – Meio Ambiente do Trabalho Seguro, Hígido, Legal, em 29 de abril último.

Na oportunidade, foram mostradas pesquisas e pronunciamentos de grande interesse para empresas e os trabalhadores.