No dia 13 de outubro, o engenheiro Matheus Souza Ruiz, pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH – Unisanta), participou de audiência pública sobre Desafio Climático e Estratégias para a Sustentabilidade Urbana em Santos, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).
Na ocasião, ele comentou sobre os efeitos do aquecimento global no movimento das marés na orla santista, além de apontar como diferencial de Santos entre os municípios brasileiros a existência de um sistema de previsão de maré que integra os efeitos da meteorologia.
De acordo com o pesquisador, “Os eventos extremos estão se tornando mais intensos, frequentes e longos”. “Em Santos, já registramos ondas e marés que superaram projeções previstas para daqui a 30 anos”.
Matheus também destacou que “Santos foi pioneira ao criar um plano preventivo contra ressacas e inundações costeiras”. “Hoje, temos um sistema de alerta antecipado que permite agir antes que o desastre aconteça”.

