A imigração, a fiscalização nas fronteiras e as preocupações necessárias para evitar problemas, especialmente para turistas brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos, foram temas centrais da entrevista concedida pela docente e advogada Patrícia Gorisch ao Jornal Band News, no dia 07 de abril.
Coordenadora do Observatório dos Direitos do Migrante e professora de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Patrícia falou sobre a discricionariedade do visto, explicando que a decisão de barrar um imigrante é do país de destino, que pode recusar a entrada de uma pessoa, mesmo que ela tenha documentos legais.
“No direito quer dizer o seguinte, o país pode barrar quem ele quiser, dependendo da situação. Então, é importante que a gente tome algumas cautelas. Esse tipo de situação está acontecendo no mundo inteiro e tem crescido desde o pós-pandemia, com países querendo se proteger, até por conta da questão do autofluxo de migração”, afirma a docente no programa ao vivo.
Durante a entrevista, Gorisch também abordou a atual política dos Estados Unidos, com as restrições implementadas pelo presidente Donald Trump, que endureceu as normas migratórias. Ela recomenda que os turistas levem toda a documentação necessária de forma organizada e impressa – incluindo passaporte, passagem de ida e volta, comprovante de hospedagem, seguro viagem, carta convite e provas de que retornarão ao Brasil, como matrícula em uma universidade.
“Para aqueles que vão exclusivamente a turismo, levem uma pasta impressa, até porque às vezes não tem o chip, tem dificuldade de acessar o celular na hora, então é importante que tenha essa pasta com os documentos mínimos. Se for para fazer algum outro tipo de trabalho, que tenha uma carta convite; se for fazer, por exemplo, um tratamento médico, que tenha um encaminhamento médico”, explica Patrícia ao jornalista.
Ao longo de pouco mais de seis minutos de entrevista, a docente ainda lembra que o importante é manter a calma durante a entrevista na entrada do país e responda a todas as perguntas de forma clara, com documentos em mãos.
Por fim, a doutora menciona que o turista deve comprovar recursos financeiros suficientes para a viagem, seja em dinheiro, por meio de cartão de crédito ou por outras formas de comprovação.
Confira a entrevista na íntegra:
Sobre o Observatório dos Direitos do Migrante Unisanta
O Observatório dos Direitos do Migrante da Unisanta tem como objetivo instituir e consolidar projetos de pesquisa voltados ao conhecimento dos direitos humanos individuais e sociais já reconhecidos em nosso ordenamento jurídico para a população migrante.
A iniciativa é composta por um conjunto integrado e multifacetado de docentes-pesquisadores, ligados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Saúde e à Faculdade de Direito, além de discentes do curso de mestrado e de graduação em Direito da instituição.