O Jornal A Tribuna publicou nesta sexta-feira, 6/05, uma matéria a respeito da palestra ministrada pelo promotor público Paulo Sérgio de Castilho na Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento aconteceu dia 4/5 e teve como tema o Estatuto do Torcedor.

Intitulada “Brigas de torcidas devem continuar, afirma promotor”, a reportagem buscou, essencialmente, mostrar a opinião do promotor sobre a legislação. Castilho não acredita que as brigas entre torcidas vão terminar, mesmo com todas as modificações previstas no Estatuto do Torcedor.

Para Castilho, uma solução para isso seria a criação de uma delegacia especializada, que monitoraria os suspeitos com escuta telefônica. “Também teríamos policiais infiltrados nas torcidas. Aí, nós identificaríamos os marginais”, afirma.

A matéria, de um terço de página com foto, apresenta algumas mudanças presentes no Estatuto, que o palestrante considera importantes, como, por exemplo, a punição a crimes de perigo, cambismo e fraude de resultados.

O promotor é autor da regulamentação que estipula o total de 5% de ingressos  para torcida dos times visitantes nos clássicos. Para ele, a iniciativa teve resultado, porém diz que essa não é a solução ideal. “Acho que 5%, dependendo do risco e da circunstância, não deve existir”, disse.

Como exemplo, citou a final do Campeonato Paulista, que será disputada nos próximos domingos, 8/5 e 15/5, entre Santos e Corinthians. Nesse caso, ele é a favor de uma torcida única, nos dois jogos.