A maratonista foi alvo de elogios como “fenômeno”. Sua trajetória  foi comparada ao brilho de Airton Senna no automobilismo mundial. O diretor de jornalismo da TV Tribuna mencionou a importância de Marcelo Teixeira na carreira da maratonista, pois ele acreditou no potencial da menina, desde o começo.  

colaborou, Julia  Mayorca

A vitória do segundo ouro de Ana Marcela Cunha no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos teve  grande repercussão na mídia nacional. Sites como Estadão Esportes, Globo Esportes, Terra e Isto É noticiaram a última conquista da nadadora baiana, no tricampeonato dos 25 quilômetros. Essa  última competição de Ana no Mundial ocorreu na madrugada de sexta-feira (19/07) em Gwangju, na Coreia do Sul.

O Globo Esporte comparou a prova de Ana com o estilo das provas de Ayrton Senna. “Na ponta dos dedos e com a faca nos dentes. Os bordões são do automobilismo e muito utilizados por Galvão Bueno, mas podem muito bem se encaixar na prova de Ana Marcela Cunha.”

Os recordes que Ana bateu na competição foram destacados na matéria do site Terra:

“- Única mulher tetracampeã mundial de uma prova

– Única tri seguida dos 25 km, já que venceu em 2015 (Kazan, Rússia) e 2017 (Budapeste, Hungria)

– Única mulher a ir ao pódio nos cinco Mundiais da década

– Mulher com mais medalhas em Campeonatos Mundiais de esportes olímpicos”

Além dos recordes, o Terra lembrou como Ana Marcela foi eleita a melhor nadadora do mundo pela Federação Internacional de Natação em 2010, 2014, 2015, 2017 e 2018.

Fenômeno

Eduardo Silva, o diretor de Jornalismo da TV Tribuna, usou o site da Tribuna para lançar uma chuva de elogios sobre a nadadora, começado com o titulo da matéria sendo “Ana Marcela: Fenômeno!”.  “Uma força incrível, que parece aumentar a cada braçada, em provas no mar, onde nem sempre prevalece a ética. Tem empurrão, cotovelada, arranhão para encontrar o melhor espaço no mar. Não pense que Ana Marcela foge da briga. Não foge mesmo. Ela cresce nas dificuldades. Com sua técnica perfeita, essa super-atleta vai garantindo as maiores conquistas.”

O jornalista também relembrou o começo da trajetória de Ana. “Vendo pela TV, essas vitórias e toda a emoção do pódio fui lembrando de momentos marcantes dessa trajetória que, sem dúvida, foram muito importantes para a Ana Marcela. Como quando o esportista Marcelo Teixeira a contratou ainda menina para a equipe da Unisanta. Marcelo acreditou no potencial que ela já mostrava na “boa terra”.”

O Blog do Coach, do site SporTV, termina sua matéria com “Ana Marcela Cunha é tudo! É Brasil!”.

Ana Marcela garantiu o ouro na prova dos 25km da maratona aquática, com o tempo de 05h08m03s. A prata foi para a alemã Finnia Wunram, apenas oito segundos atrás de Ana. O terceiro lugar foi para a francesa Lara Grangeon.