O lançamento do livro Futebol e Futsal – A Especificidade e Modernidade do Treinamento para Homens e Mulheres (Fisiologia Aplicada), do professor das disciplinas Futebol e Futsal da Fefesp, José Laudier Antunes dos Santos Filho, foi noticiado no caderno de Esportes, da edição do dia 16/5 do jornal A Tribuna, na página B-4. O livro foi lançado pela editora Phorte, no dia 15/5, em Santos.

A obra é dividida em quatro capítulos e tem a participação do médico fisiologista Ivan da Cruz Piçarro. O primeiro capítulo traz exemplos de exercícios para aquecimento proprioceptivo (quando os movimentos aplicados no aquecimento do atleta são baseados na própria atividade a ser desenvolvida).

O Dr. Piçarro, que já foi professor da Fefesp, aborda assuntos ligados à Fisiologia Aplicada, no segundo capítulo. Entre os temas estão a suplementação alimentar e a nutrição para atletas.

Ajudar os atletas a tomarem decisões com rapidez e terem um raciocínio rápido no momento da partida é a finalidade do terceiro capítulo, que traz jogos com regras adaptadas para que esses objetivos sejam atingidos. Na matéria, o professor explica que o jogador tem que decidir no menor espaço de tempo possível de acordo com a ação do adversário, e é o atleta, no final das contas, quem decide o que fazer no campo, não o treinador.

No último capítulo, são apresentadas atividades para o trabalho de finalização, com situações de jogo.

O livro, segundo José, é indicado para estudantes de Educação Física, pessoas curiosas em conhecer outras áreas fundamentais à prática esportiva e a quem trabalha ou pretende trabalhar com futebol e futsal.