O projeto Fisioterapeutas do Sorriso foi destaque no Jornal Tribuna 2ª edição, da TV Tribuna, desta quinta-feira (29/11).

A equipe de reportagem acompanhou os alunos de Fisioterapia da Unisanta em visita a um colégio da rede municipal. Com a chamada Projeto de estudantes leva alegria para crianças da Baixada Santista, a matéria de 3 minutos e 6 segundos, mostrou a felicidade das crianças com os fisioterapeutas ao participar das brincadeiras e fazer tatuagens de tinta guache.

“Nós fazemos exercícios lúdicos para o fortalecimento do corpo e outros que estimulem o reflexo das crianças”, disse um dos integrantes do grupo.

Fisioterapeutas do Sorriso: Criado em agosto de 2001, os Fisioterapeutas do Sorriso nasceram da iniciativa de ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. O grupo atua voluntariamente, fora do horário das aulas. Com muita descontração e brincadeiras, os estudantes aplicam alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.

Em todas as apresentações, os universitários se caracterizam com roupas que lembram o vestuário dos palhaços: calças largas, rostos pintados, penteados especiais e o típico nariz de bola vermelha. A camiseta traz um slogan criado pelos alunos de Publicidade, “Um sorriso custa menos que um remédio”.

Os alunos buscam, através do amor ao próximo e de gestos simples, proporcionar suporte psicoemocional às pessoas de nossa comunidade e em especial crianças, idosos e pacientes dentro dos hospitais.

O objetivo é possibilitar a diminuição da dor e do sofrimento, resultando em uma redução de queixas sobre dores no corpo, uma melhora na qualidade do sono, aumento da imunidade natural, aumento da disposição para alimentação, diminuição do receio e insegurança quanto ao ambiente hospitalar ou institucional, uma disposição otimista frente às dificuldades do cotidiano, maior habilidade na resolução de questões da vida diária, entre outras.

O projeto crê que a mudança de comportamento vá acarretar uma diminuição no tempo de internação, melhor convivência dentro das instituições, e melhor abordagem nos relacionamentos interpessoais dentro da comunidade e da sociedade.

Informações sobre os Fisioterapeutas do Sorriso podem ser obtidas no endereço www.facebook.com/fisioterapeutasdosorriso, pelo e-mail fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone 3202-7156.