José Damião Neto foi personagem da reportagem, “Todo mundo devia experimentar trabalho voluntário”, do jornalista Manuel Alves Fernandes, publicada no Caderno Indústria de sexta-feira, 26/8. A matéria, de um quarto de página com foto, fala sobre o trabalho voluntário.

Graduado em Metalurgia e Engenharia Química em 1985 pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) Neto é técnico de produção da Aciaria da Usiminas em Cubatã e atua no grupo de voluntário da siderúrgica. O ex-aluno da Unisanta completa, este ano, 27 anos de trabalho na usina.

O engenheiro atua em um projeto destinado a ajudar jovens, na faixa dos 17 anos, residentes em áreas carentes de Cubatão desde 2003. O engenheiro é professor de Metalurgia na Escola-Fornare.
De acordo com a reportagem o voluntariado faz parte da vida de Neto desde seus 17 anos, quando ele acompanhava sua mãe no trabalho de assistência em um hospital de hansenianos no interior.

Neto atuou também no Projeto Mantiqueira da Usiminas, onde deu aulas de reforço de Português. Para Neto, o trabalho voluntário traz uma satisfação pessoal que não tem preço.

A reportagem falou sobre os projetos do qual o engenheiro fez parte e traçou um perfil do engenheiro.