Coordenadora do curso de Psicologia da Unisanta é destaque no Jornal A Tribuna ao falar sobre bem-estar

25

A professora e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília, Gisela Monteiro, foi fonte de entrevista do jornal A Tribuna deste sábado (08/08) sobre o bem-estar e atitudes que podem trazer conforto.

Gisela explicou que, no dia a dia, pequenas mudanças podem fazer a diferença na rotina, agregando bem-estar à pessoa e organizando melhor o dia. “No mundo dinâmico em que vivemos, com transformações frequentes, essas mudanças podem otimizar o tempo e nos adequar às novas realidades. Para que isso aconteça, é preciso estar atento a essa necessidade”.

Mas cuidado ao realizar mudanças. A docente da Unisanta explica que é necessário haver um equilíbrio, já que não mudar em nada ou mudar constantemente são extremos que devem ser evitados. É necessário fazer uma autoanálise e auto-observação para decidir quais são os aspectos que precisam ser mudados.

Outro ponto tocado pela psicóloga foi a questão do medo. Segundo ela, o medo é saudável. “Ele se torna um problema quando é desproporcional, sendo muito mais intenso que a ameaça potencial. Quem não tem medo de nada corre riscos desnecessários e quem teme demais pode ter seu desenvolvimento paralisado. A resposta é autoanálise ou, se preciso, avaliação de um profissional de saúde mental”.