A única Universidade do País com investimento no esporte, a Unisanta também conquistou o quarto lugar no geral masculino com 473 pontos, 10 medalhas e quatro índices mundiais

No último dia de provas do Troféu Maria Lenk a Universidade Santa Cecília (Unisanta) se consagrou como a quarta melhor equipe de nadadores do Brasil, na classificação geral e no masculino. Com 26 atletas, a Unisanta, única Universidade do País entre as melhores equipes de natação, conquistou 880 pontos na classificação geral, 473 pontos no masculino, 10 medalhas (oito em provas individuais e duas em revezamentos) e quatro índices para os mundiais, que serão disputados ainda em 2013.

Entre os 38 clubes inscritos na competição, o primeiro lugar na classificação geral ficou com o Minas Tênis Clube, o segundo com o Esporte Clube Pinheiros, o terceiro com o Esporte Clube Corinthians, em quarto a Unisanta e o quinto lugar ficou com o Sesi-SP.

Este ano, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos estreia o grupo de ‘Clubes Top 10’, onde os três primeiros ganham troféus e os outros sete colocados ganham diplomas especiais por integrar o grupo dos 10 melhores do País. São eles: Unisanta, Sesi/SP, Grêmio Náutico União/RS, Fluminense, Botafogo, Curitibano e Praia Clube/MG.

Unisanta nos mundiais – Os atletas da Unisanta representarão o Brasil nos mundiais que acontecem neste ano. Nicholas dos Santos conquistou o índice para prova de 50 metros borboleta no Mundial dos Desportos Aquáticos de Barcelona, que acontecerá de 24 de julho a 4 de agosto. Arapiraca também obteve índice, no início do ano, para o Mundial de Barcelona e irá representar o Brasil na prova dos 5km de Maratonas Aquáticas.

Para o Mundial Júnior de Dubai, em agosto, estão confirmados nos 50m livre, Jackson Cândido e Matheus Santana, que disputará também a prova dos 100m livre.

Retrospecto Maria Lenk 2013 – Nos dias anteriores de disputas a Unisanta conquistou oito medalhas em provas individuais (duas ouro, uma prata e cinco bronzes) e mais duas de bronze em revezamentos:

– 50m borboleta – Nicholas dos Santos – ouro (23s05)

– 200m peito – Julia Sebastian – ouro (2m31s79)

– 100m peito – Julia Sebastian – bronze (1m10s94)

– 1500m livre – Luiz Rogério Arapiraca – prata (15m22s95)

– 800m livre – Luiz Rogério Arapiraca – bronze (8m04s52)

– 200m peito – Tales Cerdeira – bronze (2m13s54)

– 1500m livre (16m56s04) e 800m livre (8m48s12) – Virgínia Bardach Martin – bronze

– Revezamento masculino 4x50m livre (Jackson Júnior Cândido, Yuri Curto, Matheus Santana e Nicholas dos Santos) – bronze (1m30s58)

– Revezamento feminino 4x50m livre (Tatiana Lemos, Carolina Malavazi Penteado, Mary Christiane de Souza e Simone Koheler) – bronze (1m44s6).

Sobre o Maria Lenk – A edição deste ano do Troféu Maria Lenk tem 38 clubes e 348 atletas inscritos, que além do título nacional buscam índices para o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos, em Barcelona, e o Campeonato Mundial Júnior de Natação, em Dubai.

O primeiro é o principal evento da Federação Internacional de Natação – FINA, reunindo os cinco esportes filiados à entidade. Ele sempre reúne os maiores nomes das modalidades no planeta e este ano abre um novo ciclo que culminará com os Jogos Olímpicos Rio 2016. O segundo terá jovem geração da natação mundial que já começa a buscar a excelência também visando as Olimpíadas no Brasil.

O Troféu Maria Lenk é a principal competição nacional da natação e reúne os melhores do País. A disputa terminou neste sábado (27), no Parque Aquático Maria Lenk.