Título da reportagem: Sistema antecipa condições de navegação do Porto de Santos

O Jornal A Tribuna destacou, em matéria de página inteira, nesta terça-feira, 18/8, na editoria de Porto e Mar, C-3, o projeto desenvolvido por professores e aluno do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), da Universidade Santa Cecília (Unisanta).  A chamada saiu na capa da edição.

Entre os objetivos do Projeto está prever, com até sete dias de antecedência, as condições de navegação do Estuário de Santos – como a direção e a velocidade de suas correntes, a altura das ondas e a variação do nível do mar.

A coordenadora do NPH, engenheira  Alexandra Sampaio  e o biólogo e o professor da Unisanta, Renan Braga Ribeiro  estudam para que a ferramenta possa ser disponibilizada na internet, além de ser acessada apenas pelas entidades conveniadas, como a  Praticagem de São Paulo e a Prefeitura  de Santos . O aluno de Engenharia Civil, Matheus Ruiz, auxilia no projeto.

“O sistema é estratégico para o Porto de Santos, devido ao tráfego marítimo ou algum acidente ambiental. Também pode ajudar a prefeitura , a Cetesb e o Corpo de Bombeiros , em caso de alguma  emergência”, declarou Alexandra.

“A maioria (dos alunos) opta por construção civil. Mas queria algo diferente, novo. Escolhi essa área por estarmos na cidade onde fica o maior porto da América Latina. Vi o potencial do setor e gostei. Quero pesquisar mais”, afirmou Matheus Ruiz, que ingressou no NPH em agosto do ano passado.