Mais uma aluna entra na lista dos estudantes da Unisanta que conseguiram uma oportunidade profissional durante a pandemia. Vitoria Kussaba, que cursa o oitavo semestre do curso de Engenharia da Computação da Unisanta, ingressou, em janeiro de 2021, em um estágio na área de Desenvolvimento de Sistemas na Scania, potência mundial no ramo de caminhões, ônibus e serviços da área.

Nascida em Sorocaba, Vitoria explicou a escolha de Engenharia da Computação pelo fato de estar envolvida com videogames desde cedo e ter muita familiaridade com a tecnologia. “Sempre via robôs sendo automatizados e a ideia de conseguir programar algum do zero sempre me encantou”, disse a estudante de 21 anos de idade, que também justificou sua escolha de universidade: “A Unisanta sempre foi muito bem vista na área de exatas”.

Entre os destaques de sua vida acadêmica na Universidade Santa Cecília, está a participação no Programa de Startup do Sebrae. Vitoria foi cofundadora da Startup UFA, criada a partir de um projeto na matéria “Engenharia Biomédica” no terceiro semestre do curso.

O projeto atingiu seu objetivo principal, que foi criar um aparelho de eletromiografia (exame que avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos) que solucionasse os problemas contidos no aparelho previamente utilizado pela clínica de Fisioterapia da Universidade. “Foi o projeto em que mais me senti realizada durante toda a execução, e o resultado final só comprovou o esforço da equipe”.

Antes de conseguir o estágio na Scania, Vitoria Kussaba era monitora no Núcleo de Pesquisa em Eletrônica da Universidade Santa Cecília, cargo que ocupava desde janeiro de 2019, quando estava no segundo ano de faculdade. Foi então que, através de uma postagem no LinkedIn, ficou sabendo do processo seletivo para estagiar na Scania e se inscreveu sem hesitar muito.

“Foram, ao todo, quatro etapas de seleção, começando com cerca de 10 mil candidatos e finalizando com 70 estagiários selecionados, dentre várias áreas”, comentou Vitoria sobre o processo seletivo a que foi submetida na empresa.

A universitária definiu sua aprovação em tal processo seletivo como: “uma sensação extremamente positiva”. “O período da pandemia foi um momento muito complicado para todos e a incerteza de conseguir alguma forma de trabalho durante esta fase era assustadora”.

A Scania é uma empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus e motores a diesel (marítimos e estacionários) com mais de 50.000 colaboradores e atuação em mais de 100 países do mundo. Referência mundial em soluções de transporte sustentável, a empresa teve um lucro líquido de 5,4 bilhões de coroas suecas (mais de R$ 3,3 bi) em 2020.

No Brasil, a empresa tem uma fábrica na cidade de São Bernardo do Campo, onde Vitoria faz estágio. “A minha equipe é responsável por suportar todo o fluxo de processos do armazém de peças, e todos atuamos como desenvolvedores full stack. Trabalho com desenvolvimento back-end, front-end e com banco de dados, utilizando C# / .NET,  Angular 8 e PL/SQL. Utilizamos também a metodologia Scrum Agile. […] Toda a minha base veio através do curso de Engenharia de Computação”, comentou a aluna da Unisanta, utilizando diversos termos técnicos e específicos da profissão. Basicamente, ela atua na área de desenvolvimento de sistemas.

Vitoria também destacou que, no começo, essa nova oportunidade profissional foi desafiadora, principalmente devido ao fato de tudo ser uma novidade para ela. “Agora que estamos retornando ao escritório em um esquema híbrido, essa fase de adaptação voltou à tona de uma maneira diferente, com pequenas coisas do próprio dia a dia na empresa”.

Sobre seus atuais objetivos dentro da profissão que escolheu, a aluna da Unisanta disse: “No momento busco aprender cada vez mais e me aperfeiçoar na área que escolhi (desenvolvimento), conhecendo o máximo possível de tecnologias e ferramentas”.

Por fim, Vitoria Kussaba deixou uma mensagem aos seus colegas de curso e de profissão que, nestes difíceis momentos de crise sanitária, estão à procura do emprego ideal. “Nunca percam a esperança. Sei que é um momento complicado e às vezes parece que as coisas não irão melhorar. Mas temos que continuar dando o nosso melhor, continuar tentando. A oportunidade de todos, em algum momento, irá chegar. Temos que ser fortes para aguardar esse momento e agarrá-lo com força quando aparecer”.

Confira a trajetória de sucesso de outros alunos e ex-alunos da Unisanta aqui.