Ex-aluna da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília, a engenheira Carolina Davanzzo Gomes dos Santos teve a sua tese de doutorado aprovada em sessão pública, realizada no último dia 22/10, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). O trabalho, intitulado “Estudo da mobilidade em dispositivos SOI Planares e de Múltiplas Portas”, motivou pesquisas complementares realizadas na França ao longo de seis meses, realizadas no Centro Interuniversitário de Microeletrônica (Interuniversity Microelectronics Center – IMEC).

Segundo a ex-aluna, o conhecimento adquirido no projeto Toulouse, coordenado pelo Prof. Djalmir Correa Mendes e realizado em 2000, foi fundamental para a sua carreira. “Lá, dei meus primeiros passos na área de microeletrônica”, explica. Ao retornar do estágio acadêmico na França, Carolina procurou o coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica, Telecomunicações e de Computação, professor Jadir Albino, que indicou-a ao Prof. Dr. João Antonio Martino, da Universidade de São Paulo (USP), com quem trabalhou em um projeto de iniciação científica. Seu desempenho e interesse levaram à apresentação de sua dissertação de mestrado em 2005 onde, sob a orientação do professor Martino, estudou um novo tipo de transistor.

Ingressando praticamente a seguir no programa de doutorado da POLI/USP, novamente sob a orientação do professor Martino, Carolina participou de um novo estágio na França – desta vez, no Instituto de Microeletrônica, Eletromagnetismo e Fotônica (Institute of Microelectronics, Electromagnetism and Photonics – IMEP / Minatec) em Grenoble (França), onde estudou os dispositivos de múltiplos portas fabricados pela instituição.