Além do Hospital das Clínicas, Nicole também foi aprovada no processo seletivo para a única vaga disponível de residência multiprofissional em Oncologia no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Recém-formada no curso de Farmácia da Unisanta, Nicole Mattos vem construindo em bases sólidas uma carreira próspera na área que escolheu. Aprovada para uma das três vagas da residência multiprofissional em Oncologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, maior complexo hospitalar da América Latina, a próxima fase de sua vida e da construção de sua carreira será em São Paulo. “Estou radiante”, comenta a ex-aluna da Unisanta, que tinha como objetivo ingressar nessa residência desde o segundo ano de faculdade.

Nicole Mattos do Nascimento é natural de Santos e tem 25 anos de idade. A escolha do curso de Farmácia se deu durante o ensino médio. “Escolhi cursar farmácia devido à minha afinidade pelas disciplinas de Química e Biologia”, relata Nicole, que fez um curso técnico em Análises Químicas logo depois de se formar no colégio, onde se viu influenciada pelos professores, farmacêuticos de formação, a cursar Farmácia.

A Unisanta foi escolhida porque, segundo ela: “É uma das universidades de maior qualidade e tradição na região, além de contar com uma equipe de professores extremamente qualificados e um plano curricular muito bem estruturado”. Durante seus anos de curso, Nicole participou do Diretório Acadêmico Farmacêutica “Maria da Penha”, o que, segundo ela: “trouxe bastante aprendizado e ótimos momentos”. Além disso, a santista era presença constante nas atividades e projetos extracurriculares. “Sempre que podia, eu me voluntariava para participar dos eventos de saúde que a Unisanta promovia para atendimento do público em geral, essas experiências enriqueceram muito minha caminhada”, revela.

A oportunidade de residência no Hospital das Clínicas passou de opção a objetivo no segundo ano de faculdade para Nicole. Ela explica que editais são anualmente publicados sobre a realização das provas para a residência multiprofissional, programa dividido em vários segmentos de acordo com a área de especialização de interesse e profissão do candidato. “Eu me inscrevi, prestei a prova que continha uma parte objetiva e outra dissertativa e consegui tirar nota suficiente para me classificar entre as 3 vagas existentes para o programa em Oncologia”, comenta orgulhosamente a ex-aluna da Unisanta, que define a aprovação como: “Uma gigantesca realização pessoal”.

Nicole também definiu com exatidão o tipo de residência que fará em São Paulo. “A Residência Multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a profissionais de saúde, sob a forma de curso de especialização. É um programa muito comum na área médica, mas desde 2005 começou a abranger outras profissões. É considerada como um ‘padrão ouro’ de especialização, pois se caracteriza por um treinamento em serviço em regime de dedicação exclusiva, envolvendo atividades práticas e teóricas que são realizadas em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional”.

A ex-aluna da Unisanta aconselha aos seus colegas de profissão e futuros farmacêuticos a persistirem em seus objetivos, dando sempre o melhor de si e evitando comparações indevidas. “Faça sua própria caminhada e se mantenha atualizado, dessa forma grandes conquistas os esperam”, orienta Nicole.

“Agradeço a Deus, minha família, todos os excelentes professores formais e ‘informais’ com quem tive o privilégio de conviver durante minha trajetória até aqui, aos amigos de classe e colegas de trabalho, que, direta ou indiretamente, me ajudaram e fizeram parte da minha formação”, finaliza.