Diretor de criação na J. Walter Thompson, primeira agência internacional a se instalar no país, Rodrigo da Matta é formado no curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta, em 2000. Leão de Prata em Canes (2013), ele tem passagens pelas principais Agências de Publicidade do País como Fischer América, Leo Burnett, Age., McCann Erickson e África. Em sua trajetória profissional atendeu clientes como: Itaú, Folha, Olla, P&G, Vale, Bayer. Hoje, responsável pela conta de Johnson&Johnson.

Prêmios – Em 2013, Rodrigo ganhou o Leão de Prata, em Cannes, com um trabalho realizado para a Ariel, da Procter&Gamble. Na oportunidade, a equipe criou uma ação inovadora chamada Ariel Surprise Collection, onde as estampas de uma coleção de roupas manchadas só apareceriam após serem lavadas com o sabão da marca.

Posteriormente, as roupas foram enviadas para as principais blogueiras de moda do País e a coleção foi apresentada na passarela da São Paulo Fashion Week. “O sucesso foi tanto que as roupas acabaram indo parar na vitrine das lojas e atraindo a atenção de empresários na Rússia e Cingapura”, diz o publicitário.

Para Rodrigo, os prêmios são importantes porque dão visibilidade internacional ao trabalho. Ainda no ano passado, o redator ganhou uma medalha de ouro no prêmio El Ojo de Iberoamerica, com o trabalho Flying Book, para a Embraer. Também fazem parte de seu portfólio  um ouro e dois bronzes no Prêmio Lusos; bronzes no Prêmio de Propaganda O Globo e no Wave Festival; dois anuários CCSP; Prêmio  INFO – melhor campanha publicitária online 2012 e Prêmio de Responsabilidade Socioambiental na Propaganda 2013 – Renato Castelo Branco – ESPM.

Rodrigo agradece o incentivo dos professores da Unisanta e afirma que o mundo acadêmico é bem diferente do profissional, “ainda mais quando o mundo profissional fica em outra cidade e segue outros padrões”.

“No meu caso, eu só pude fazer esse pulo de Santos para São Paulo graças a alguns professores do Santa. Se não fosse, por exemplo, o Paulo Valiengo (que era professor de criação publicitária na época), eu não teria mostrado meu portfolio para um dos melhores redatores da agência Talent. E, consequentemente, não teria sido indicado para outros profissionais do mercado paulistano até finalmente ser contratado em uma grande agência”, finalizou.

As ideias e os trabalhos premiados podem ser conferidos no portfólio online do publicitário, em: cargocollective.com/rodrigodamatta

Confira um deles: