Flavio Penellas, ex-aluno de Engenharia Elétrica, gerencia as redes de distribuição de eletricidade de 25 cidades paulistas

369

“A profissão que escolhi, certamente, foi uma das melhores escolhas de minha vida”. Assim declara Flavio Penellas, engenheiro elétrico e ex-aluno da Unisanta, que ocupa o cargo de gerente de redes de distribuição na Elektra, empresa paulista que está entre as maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil.

Flavio Dias de Carvalho Penellas é natural de Santos e já tinha um histórico familiar na área que escolheu seguir, seu pai é eletricista. Além disso, sua escolha de curso se deu por uma experiência prévia, pois ele havia se formado como Técnico em Mecatrônica antes da faculdade.

Sobre a sua graduação em Engenharia Elétrica, na qual foi homenageado como aluno destaque pela Unisanta, CREA e Instituto de Engenharia durante a cerimônia de colação de grau dos formandos 2014, Penellas lembra-se com carinho de docentes como Anatol Lekich (in memoriam), Alexandre Shozo, Alexandre Rocco, Silvério Penin e Celso Volpe, que marcaram sua passagem na Unisanta.

Além disso, matérias, como Geração, Transmissão e Distribuição de Energia e Sistemas Elétricos de Potência e Proteção, foram, segundo ele: “As matérias que mais me agradaram e fizeram gostar ainda mais da área”.

Com 28 anos de idade, Penellas tem uma bagagem de experiências profissionais acima da média. Ele começou a trabalhar aos 16 anos como estagiário técnico na Prefeitura Municipal de São Vicente, já aos 18, ingressou na Usiminas como operador de produção de processos siderúrgicos. Após um ano e quatro meses, passou a ocupar o cargo de técnico em automação e controle de processos siderúrgicos.

Aos 21 anos de idade, em 2013, Flavio Penellas foi aprovado em um processo seletivo para estagiário universitário na companhia que o emprega até hoje, a Elektro, empresa de distribuição de energia elétrica que atende 228 cidades dos estados de São Paulo (223) e Mato Grosso do Sul (5). A Elektra é propriedade do maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, a Neoenergia, que é comandada pela líder mundial no setor energético, a espanhola Iberdrola.

Pela Elektro, o ex-aluno da Unisanta passou pelos cargos de engenheiro de manutenção de redes de distribuição em área corporativa (2014-2016), supervisor de redes de distribuição em Bertioga e Guarujá (2016-2020) e gerente de redes de distribuição na região da Sudoeste Paulista, cargo que ocupa até hoje. “Essa oportunidade foi uma busca de ingresso efetivo na área de engenharia. Só foi possível com o conhecimento adquirido na Universidade Santa Cecília junto aos professores e aos amigos que ali fiz e também graças à oportunidade que a empresa me deu.”, comenta o santista, atualmente morador do município paulista de Itapeva, sobre o seu ingresso na Elektro.

Quanto à sua ocupação atual, Flavio Penellas conta: “A rotina se resume em distribuir eletricidade para clientes como as residências, comércios e indústrias, garantindo a segurança e qualidade de energia para todos, gerindo as pessoas da organização. Minha atual área abrange 25 municípios do interior do estado de São Paulo (Sudoeste Paulista), onde são realizados investimentos, obras e manutenções com a gestão de equipes entre diferentes segmentos de atuação como em serviços em rede energizada e desenergizada, ligações e vistorias de clientes, leituras e entregas de faturas, elaboração de projetos e planejamento, inspeção de redes e de qualidade pós-execução e logística de materiais”.

Flavio Penellas passa a impressão de um homem realizado profissionalmente, que escolheu a área certa para si. “Dentro da empresa, pude descobrir um propósito como gestor de buscar fazer a diferença por onde passar e também na vida das pessoas – entre colaboradores da companhia e clientes.”, relata o ex-aluno da Unisanta, que conclui mandando uma mensagem aos colegas de profissão e estudantes da área: “Seja persistente, inconformado com o status quo e busque sempre se superar. Tenha um propósito sempre em mente e um plano para como atingi-lo. Pedras no caminho fazem parte do aprendizado… Não desista”.