Três trabalhos de ex-alunos da Universidade Santa Cecília, orientados pelo engenheiro civil e professor Adilson Gonçalves, foram escolhidos para realizar uma apresentação oral de seus autores, no 1º Encontro Nacional de Logística, Transportes e Mobilidade Urbana, que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro. São eles:
Acesso em terminal portuário de contêineres
“Estudo sobre a implantação de acesso em terminal portuário de contêineres” é o nome da pesquisa dos engenheiros formados pela Unisanta, Fabrício Pereira da Silva e Marco Antonio de Abreu Mendes. O trabalho mostrou a viabilidade de implantação desse acesso ao terminal de contêineres localizado na margem direita do Canal do Estuário do Porto de Santos.
Segundo o artigo, o acesso traria benefícios para o Porto de Santos e a Cidade, além dos ganhos na capacidade de transporte, redução no tráfego rodoviário e no risco de congestionamento através do uso de vagões double stack. A obra exigiria investimentos conjuntos dos setores público e privado em toda a cadeia logística, visando ao incremento do modal ferroviário na matriz de transportes nacional.
Automação em terminais de contêineres
O segundo trabalho é sobre Automação nesse tipo de terminais, feito pelos ex-alunos Ítálo Miqueias Ferreira de Araújo, Layla de Oliveira e Rafaella Rodrigues Torres Lapetina. O artigo aborda o potencial de instalação do sistema de automação em terminais de contêineres no Porto de Santos, com suas vantagens, demandas e restrições à implantação desse modelo nos terminais locais. São considerados aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental e social a partir do conhecimento de como funcionam terminais locais e de exemplos internacionais de portos que já utilizam o sistema de automação.
A pesquisa concluiu que aspectos legais, regulatórios, trabalhistas e de mercado impedem a implantação de automação plena nos terminais existentes, a qual restringe-se basicamente a processos e acessos.
Proposta para terminal de contêineres offshore
O terceiro artigo selecionado, com o nome “Expansão do Porto de Santos: Proposta para localização de um terminal de contêiner offshore”, é dos ex-alunos Mariana Reis Sevciuc, Natália Esaudito Rodrigues e Vitor de Lavor Soares. O trabalho aborda a localização geográfica, geoeconômica e hinterlândia (área econômica e geográfica ao qual um sistema de transporte pode ser interessante para atrair cargas). Segundo os engenheiros, a obra favorece que se configure em hub port (porto concentrador), mas restrições relativas à profundidade e largura de seu canal de navegação podem limitar sua futura competitividade no comércio exterior, afirmam os engenheiros. A alternativa para sua a expansão é mar adentro, mediante estruturas offshore em profundidades que permitam o acesso e operação de embarcações de maior porte.
O Encontro Nacional será na UniSantos.