Murillo foi o vencedor do Prêmio Profa. Nilza Pirilo Teixeira do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica – Cobric da Unisanta, realizado no ano passado
O aluno do quarto ano do curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Murillo Alessandro do Nascimento, participou do XXIII Curso de Inverno em Bioquímica e Biologia Molecular, da USP de Ribeirão Preto. Na ocasião, foi selecionado para apresentar parte de seu trabalho de iniciação cientifica aos professores e alunos presentes.
O curso do qual participou foi organizado por alunos da pós-graduação do Programa de Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Durante a primeira semana, assistiu a palestras de professores e alunos dos laboratórios do programa, que apresentaram diversas linhas de pesquisa, muitas que ele nem sequer imaginava conhecer um dia.
Ao final dessa semana, Murillo, teve a oportunidade de ser um dos alunos selecionados para apresentar um pouco de seu trabalho de iniciação científica, em que avaliou a atividade antioxidante in vitro de duas espécies do mangue em diversas concentrações dos extratos, sob a orientação dos professores Daniel Siquieroli Vilas Boas e Luciana Lopes Guimarães, realizado no LPPNat – Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais.
“Foi sensacional. Eu fiquei nervoso, mas eu gosto bastante de apresentar, especialmente quando se trata da minha pesquisa que é algo que eu gosto muito e estudo bastante sobre. É diferente de apresentar um trabalho numa disciplina do curso, por ser algo que eu escolhi fazer e tenho feito nos últimos dois anos da graduação. Além disso, receber um olhar externo do meu projeto me ajudou a melhorar, com toda a certeza”, destacou o aluno.
Na segunda semana, realizou um estágio em que cada aluno teve a oportunidade de escolher um laboratório diferente para estagiar. Ele escolheu o Grupo de Estudos em Biotecnologia e Imunoquímica de Lipídeos – Gebil, orientado pelo Prof. Dr. Carlos Arterio Sorgi. Também apresentou, junto com mais um estagiário, os experimentos realizados ao final dessa semana.
“Essa semana foi incrível, especialmente por eu gostar muito de ir para bancada e também pela recepção e acolhimento do grupo. Nesse estágio, aprendi diversas técnicas novas, desde cultura celular até lipidômica e análise estatística”, concluiu o estudante de Farmácia.
Murillo é aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic. Contou que, nesse ano, observou um aumento no interesse pela pesquisa no curso de Farmácia, o que o deixou muito feliz, porque considera muito interessante ter várias linhas de pesquisa e a interação dentro e fora do laboratório, criando visibilidade para o curso, que tem uma base sólida em diversas áreas importantes para pesquisa. Além disso, falou sobre o incentivo da Universidade Santa Cecília nesse processo de estudos.
“Os professores me incentivam bastante, tanto para a realização da pesquisa quanto para participação em eventos e congressos, o que é muito bom. Em especial, meus orientadores, Prof. Daniel Siquieroli e Profa. Luciana Guimarães, Profa. Barbara Gomes, coordenadora do curso, e o Prof. Valter Garcia”.
Sobre a experiência como um todo, Murillo destaca: “Foi uma experiência gigantesca. Para quem tem vontade de seguir na pesquisa e na carreira acadêmica, é importante participar desse tipo de atividade, conhecer novas pessoas e novos trabalhos, aprender muito e descobrir o que realmente gosta e pretende para o futuro”.
“Agradeço demais ao Gebil e a todos os seus integrantes, especialmente ao Prof. Dr. Carlos Sorgi, ao doutorando Pedro Nobre Azevedo, ao mestrando Andrews Borges e ao aluno de iniciação científica Luiz Felipe. Além disso, agradeço muito aos meninos da República Tosca, por terem me recebido e tornado minha experiência universitária muito divertida em um período tão curto”, finalizou o futuro farmacêutico.