Alunas de Engenharia de Petróleo têm artigo publicado em edição especial de revista

442

Universitárias trazem ideia para solucionar um dos maiores problemas nas atividades petrolíferas

Três alunas de Engenharia de Petróleo na Universidade Santa Cecília (Unisanta) tiveram um artigo publicado na revista TN Petróleo, o primeiro veículo impresso brasileiro voltado exclusivamente para o setor de petróleo, gás e biocombustíveis. A publicação saiu na edição especial bimestral de setembro e outubro.

O artigo de Jaqueline Novais da Silva, Nayara Mota Oliveira Souza e Orjana Tacchi Gea sugere, segundo as autoras,  uma inovação na indústria de petróleo, para solucionar um dos problemas mais críticos nas atividades da área: a deposição de parafina na parede interna das linhas de produção.

A publicação “Construção de uma unidade experimental de PIG aquecedor e movido à propulsão”  foi embasada nos estudos sobre aquecimento com resistência elétrica, ultrassom e micro-ondas, além de pesquisas sobre propulsão pneumática.

A diversidade de cursos na Unisanta ajudou as alunas durante o processo de embasamento do artigo. Além do conhecimento já obtido, elas precisaram passar pelos laboratórios de Fisioterapia, de Engenharias Química, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e até em aulas sobre micro-ondas.

Através do artigo, as futuras engenheiras nem precisaram passar pela apresentação do TCC, que tiveram orientação do professor Carlos Alberto Moino.

Em 2017, Nayara Souza e Orjana Gea farão mestrado na USP, enquanto Jaqueline da Silva irá para a UFABC.