A Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza, no próximo dia 31, às 19h, palestra educativa sobre Osteoporose, com o ginecologista Dr. Benjamin Rodriguez Lopez. Na ocasião, serão entregues os resultados dos exames realizados por meio de agendamento prévio, em parceria com a indústria Eli Lilly. A palestra ocorrerá no bloco E, Rua Cesário Mota, n.º 8, 4º andar.
Devido ao sucesso da campanha de prevenção, o atendimento para a realização de exames se estendeu por mais três dias, mas os agendamentos estão encerrados. Foram realizados, na Clínica de Fisioterapia da Unisanta, exames de ultrassom de calcâneo, para triagem inicial de osteoporose. Foram marcados mais de 400 exames preventivos.
Para os interessados na palestra que quiserem colaborar, os alunos estão pedindo doações de tinta, pincel e pano de saco que serão doados posteriormente ao Núcleo de Amparo à Criança e Adultos contra o Câncer.
Campanha – Em comemoração ao Dia Mundial do Combate à Osteoporose, 20 de outubro, os acadêmicos do curso de Fisioterapia Maíra Bruno Zonta, Sidney Pospst e Vanessa Camara, com o apoio da indústria farmacêutica Eli Lilly, realizaram eventos de caráter social, gratuitos, com o objetivo de orientar a população quanto às práticas corretas de prevenção e tratamento da doença. Os alunos foram orientados pelos professores Avelino Ribeiro Buongermino e Erik de Oliveira Martins.
Nos dias 25 e 26 de outubro na barraca da praia da Unisanta (canal 3), houve distribuição de material informativo sobre o que é a doença e como preveni-la, além de avaliação postural, pelos estudantes de Fisioterapia.
Simples e rápido, o exame é indicado especialmente para mulheres acima de 35 anos, que na pós-menopausa tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose; realização de terapia com corticóides por mais de três meses; antecedência de fraturas de baixo impacto, ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho.
Além da Fisioterapia Unisanta e da indústria Eli Lilly, a campanha tem apoio da Medfisioesporte, Cirúrgica Santista, CRS e Pressman.

Sobre a osteoporose
A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. Doença silenciosa e debilitante, que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, é um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte.É conseqüência da perda de tecido ósseo, que ocorre mais intensamente após a menopausa. Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico é grande. Assim, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas.
No Brasil, aproximadamente sete milhões de mulheres, ou seja, 30% das brasileiras que já passaram pela menopausa, convivem com esta doença.