“A política depende sempre dos parceiros” disse o Coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Paulo Henrique D’Angelo Seixas, durante a aula inaugural, sobre A Educação Permanente e a Gestão do SUS para os funcionários da saúde que trabalham junto ao Sistema Único de Saúde, em toda a Baixada Santista
Para Seixas, a articulação se faz entre o agente executivo (quem cuida da assistência, seja estado ou um município) e o agente formador (capacitado e competente que trabalha de forma associada). “Se a gente trabalhasse só com o agente formador, seria insuficiente. Mas certamente ter a formação associada a uma Universidade, que tem conhecimento consolidado é fundamental”, completa.
A definição dos cursos foi resultado de um estudo das necessidades locais no setor da saúde, envolvendo representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Departamento Regional de Saúde e secretários municipais de Saúde da Baixada Santista que compõem a Comissão de Integração Ensino e Serviços de Saúde.
O recurso financeiro para desenvolvimento do Programa é repassado pelo Ministério da Saúde ao Fundo Estadual da Secretaria de Estado da Saúde e abrangerá toda a região da Baixada Santista. Na região, os cursos – três de Pós-Graduação e dois de extensão – serão ministrados pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) para 220 funcionários do SUS.
Estavam presentes na aula inaugural, o Secretário Municipal de Saúde de São Vicente, Dr. Cláudio França, a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Itanhaém, Dra. Iloma Girrulat, o Gerente de Atenção Básica de Especialidades da Secretaria de Saúde do Guarujá, Dr. Hugo Von Borowski, a Diretora do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS da DRS-4, Dra. Indiamara Lorenzone, a Coordenadora da Comissão Integração Ensino e Serviço do SUS do SUS, Dra. Eliana Zuliani Lopes, oDiretor do Departamento Regional de Saúde IV, o Dr. José Ricardo Di Renzo, o Diretor do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, Dr. Erimar Brehme de Abreu.
E ainda: o Diretor Técnico da Santa Casa e coordenador pedagógico dos cursos ministrados pela Unisanta, Dr. Marcos Calvo, o Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, Professores e Coordenadores de cursos da Unisanta: Dr. Sérgio Moraes, Dr. Ivan Barreira Cheida Faria (Fisioterapia) e Dr. Walber Toma (Farmácia).