Daniel Chiacchio Francisco, aluno do 8º semestre de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é autor do melhor trabalho na categoria Concluído, na área e sub-área, Ciências Exatas Biológicas e Saúde – Fisioterapia do 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic).  Seu estudo Prevalência de lesões esportivas em pedestrianistas amadores (corredores de rua) de uma equipe pertencente à cidade de Santos-SP, foi orientado pelo coordenador do curso, José Luiz Marinho Portolez,

O projeto, que teve como objetivo analisar as lesões associadas à prática de rua, em pedestrianistas amadores em Santos, teve início no começo do ano. Participaram da pesquisa 17

corredores da equipe 4 Corredores. O estudo contribui para obtenção de informações relacionadas a lesões ocorridas durante a prática do pedestrianismo, identificando prevalências, além de auxiliar posteriores estudos na verificação de padrões ou fatores desencadeadores de tais problemas e direcionar para assistência profissional adequada.

Foram mapeados os principais problemas na temporada de 2010 e foi feito um trabalho preventivo dentro da equipe. O projeto foi registrado no vídeo e pode ser visto no Youtube.

Chiacchio conta que a ideia surgiu porque seu orientador é praticante do esporte e Santos, por ser uma cidade plana, tem muitos adeptos. Ele pretende dar continuidade à pesquisa, desmembrando-a.

“Esse foi início desse trabalho. Vamos coletar mais dados no final do ano e dar continuidade ao tratamento. Desse trabalho podem sair muitos outros”, afirma o coordenador do curso.