O professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ricardo Fidos Horliana, foi um dos três representes do País no Congresso Internacional de Odontologia em Altura, realizado em junho, na cidade com maior altitude do mundo, Cerro Pasco, no Perú. O evento foi organizado pela Universidad Nacional Daniel Alcides Carrión.

Além do professor da Unisanta, representaram o Brasil no Congresso os professores Carlos Guedes Pinto, da USP e Carlos Estrela, da Universidade Federal de Goiás.

Horliana ministrou palestra sobre Tratamento Odontológico da Mordida Aberta Anterior em Pacientes Adultos, para mais 200 profissionais. Além disso, ele também participou da banca examinadora de trabalhos científicos.

De acordo com o professor, um dos principais focos do Congresso foi a diferença de trabalhar na área de Odontologia em altitude. “Os materiais de modelagem sofrem interferência da falta de pressão. O tempo para utilização do material odontológico é diferenciado nestes locais”.

Sobre Ricardo Fidos Horliana – È especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e Mestre e Doutor em Ortodontia pela USP. Além de professor de graduação e pós-graduação da Unisanta, é Professor Colaborador do Curso de Atualização em Ortodontia para Pacientes Adultos da Disciplina de Ortodontia da FOUSP. Editor de Caderno Especial – Revista Ortodontia (São Paulo).

Tem experiência na área de Odontologia com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Displasias Verticais, Materiais Ortodônticos, Crescimento Crânio-Facial, Maturidade Óssea e Mini-implantes para Ancoragem Ortodôntica.