Sintomas como dores de cabeça, na nuca, pescoço, região dos ouvidos, coluna, além de labirintite, otite, dores dentais e musculares podem estar relacionados a uma enfermidade não muito conhecida da população, as Desordens Temporomandibulares (DTMs). Trata-se de um desajuste no encaixe entre a mandíbula e o crânio, que desencadeia uma gama de problemas clínicos articulares e musculares na região da cabeça e pescoço. Além disso, fatores emocionais como a ansiedade, depressão e o estresse têm vital importância nos pacientes portadores dessa doença.

Com o objetivo de formar um profissional com visão multidisciplinar, habilitado para atender pacientes portadores de DTMs, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) criou um projeto que unirá a teoria e o atendimento clínico, gratuito, à população num curso destinado a profissionais e alunos do último ano das áreas de Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia.

“Os participantes desse curso de aperfeiçoamento terão aulas teóricas, laboratoriais e clínicas, em suas áreas específicas, além de prestarem atendimento aos pacientes da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira na Clínica de Odontologia da UNISANTA, de forma multidisciplinar”, destaca a coordenadora do curso e do Projeto, professora Heloisa Helena Carvalho Alves.

Diagnóstico – A dor causada pelas DTMs aparece em uma região diferente do local de origem, dificultando seu correto diagnóstico e como conseqüência o quadro vai se agravando, pelo não tratamento correto. “É comum as pessoas que sofrem dessa patologia percorrerem um longo caminho dentro das especialidades médicas e odontológicas, sem socorro profissional por dias, meses e até mesmo anos, perdendo a qualidade de vida”, comenta a coordenadora.

A Odontologia Moderna tem por finalidade tratar o homem na manutenção e reparação do seu sistema mastigatório e a saúde em toda sua totalidade passando a enxergar o paciente como um todo. “O pioneirismo desse projeto não está na equipe multidisciplinar que irá ministrar o curso, composta por 14 profissionais entre Cirurgiões Dentistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogas e Psicólogos, mas sim no fato da classe (os alunos) ser multidisciplinar”.

O Curso – As aulas terão início no próximo dia 1º de junho, às quartas-feiras, das 19h às 22h30, com duração de seis meses. Informações e inscrições na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, Rua Cesário Mota, 20, pelos telefones (13) 3202-7104, 3202-7114 ou pelo e-mail posgraduacao@unisanta.br. As vagas são limitadas.