A professora (em memória) será patrona da jornalista Eliana Greco, na cadeira 27

A fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, Profa. Nilza Maria Pirilo Teixeira (em memória) será homenageada com a cadeira 27 da Academia de Letras e Artes de Praia Grande (ALAPG). A educadora será a patrona da acadêmica Eliana Baptista Greco Ilario, que tomará posse no próximo dia 1.º de março, às 19h30, Câmara Municipal de Praia Grande – SP.

Nilza foi escolhida por sua história como grande educadora, responsável pela formação de milhares de gerações. Exemplo de mulher, de coragem, de abnegação em prol dos excluídos, dedicou sua vida a ensinar e compartilhar conhecimentos e entusiasmos.

Na oportunidade, a acadêmica Rosa da Rocha Simão também tomará posse na ALAPG (cadeira 26) e terá como patrona a atriz Cacilda Becker.

Sobre a homenageada – A professora Nilza Maria Pirilo Teixeira (20/5/1929 – 15/11/2022), em parceria com seu marido, o professor Dr. Milton Teixeira, foi fundamental para o surgimento do Complexo Educacional Santa Cecília. Ao tomar a decisão corajosa de adquirir uma escola com apenas 26 alunos prestes a fechar, Nilza e Milton transformaram esse pequeno número em mais de 20 mil estudantes, expandindo a instituição para o renomado Colégio e Universidade Santa Cecília, reconhecidos nacional e internacionalmente. Nilza, uma educadora elegante e discreta, dedicou-se à formação de gerações, destacando-se por seu compromisso com a inclusão e sua paixão por ensinar e compartilhar conhecimentos.

A trajetória de Nilza na educação inclui momentos marcantes, como a venda de sua casa para estabelecer a escola no bairro do Macuco, com o apoio de sua irmã Emília Maria Pirilo. A aquisição do Colégio Monte Serrat também foi significativa, consolidando o compromisso do casal Teixeira

com a educação integral, formando não apenas estudantes, mas também atletas e cidadãos exemplares. Nilza, ao lado de seu marido e irmã, foi o alicerce do Santa Cecília, promovendo a excelência e qualidade no ensino e nas atividades do complexo.

Nilza faleceu aos 93 anos, deixando um legado impressionante. Seus filhos, Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo, seguiram seus passos na trajetória de coragem e competência, consolidando e ampliando as conquistas na Educação, Ciência, Cultura, Esportes e Filantropia. Em dezembro de 2022, ela foi homenageada postumamente em Brasília, DF, recebendo o título de Grã-Cruz, o mais alto dos títulos honoríficos, pela sua excepcional contribuição para o desenvolvimento da educação, por meio da entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Educativo.

Sobre a acadêmica – Eliana Baptista Greco Ilário é contadora de histórias e formada em Jornalismo pela Unisanta. Além disso, ela também passou por formações como Técnico de Enfermagem, Técnicas de Recreação, Leitura, Diversidade e Oratória pelo Sebrae. É membro ativo da Confraria do Conto de Santa Bárbara do Oeste/SP, participando dos encontros anuais de contadores de histórias. Eliana ministra cursos e workshops, abordando o tema “A importância dos objetos nas histórias”, e faz parte do Programa de Incentivo à Leitura (Proler/BS Unisanta), tendo sido premiada com o troféu Proler pelo projeto “Arte em Família”, na Pinacoteca Benedicto Calixto. Ela também teve a oportunidade de ser rondonista no Projeto Rondon em Vargem Alta, Espírito Santo.

Com uma paixão pela fotografia, Eliana buscou aprimoramento em cursos como “O Despertar do Olhar”, “O Retrato” e “Fotografia, História e Leitura da Imagem”. Ao longo de sua jornada, ela construiu amizades que, por meio de convites, lhe permitiram compartilhar sua arte. Em 2018 participou do Projeto Pensando Entre Palavras e Amigos, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, e como Contadora de História apresentou “Pintando a História de Benedito Calixto, na Casa do Barão, a convite de Augusto César Estevam da Silva, atual presidente eleito e seu padrinho em sua posse acadêmica na Academia de Letras e Artes de Praia Grande.