O evento traz mesas-redondas, oficina de teatro comunitário, exposição de arte e mostra de TCC
O curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília – Unisanta realiza, de 1º a 5 de setembro, a quarta edição da Jornada de Psicologia, que neste ano tem como tema “Descolonizar saberes e práticas”. O evento acontece no auditório do Bloco E e em salas de aula, reunindo profissionais da área para debates e atividades.
A programação diversificada traz mesas-redondas sobre temas importantes para a sociedade contemporânea, como saúde da população LGBTQIAPN+, práticas psicoterápicas na formação do psicólogo, cuidado, integridade e articulação do SUS, entre outros.
A abertura oficial ocorre na noite de segunda-feira (1º), às 19h, com a mesa temática “Psicologia diante do fim de um mundo”, e contará com a participação de especialistas e estudantes. Durante a semana, haverá oficina de teatro comunitário, exposição de arte e, no último dia, a apresentação da mostra de estágios dos estudantes do 8º e 10º semestres, demonstrando a diversidade de campos em que o psicólogo pode atuar.
Confira a programação completa:
Segunda-feira – 1º de setembro
Manhã – 8h
[Mesa-redonda] Formação em psicologia: a importância da supervisão e das práticas psicoterápicas na formação do psicólogo
Participantes: Dra. Lais Barreto Barbosa, Dra. Carla Cristina Borges, Dra. Gisela Vasconcellos Monteiro e Dra. Rosa Maria Ferreira Pinto
Estudante: Nathalia Romão da Silva
Noite – 19h
Abertura
[Mesa-redonda] Psicologia diante do fim de um mundo
Participantes: Me. Bárbara Cristina Souza Barbosa e Dra. Gisela Vasconcellos Monteiro. Estudante: Aline Borges de Freitas Nunes
Terça-feira (2 de setembro)
Manhã – 8h
[Mesa-redonda] Entre rios, florestas e litorais: Psicologia e comunidades tradicionais
Participantes: Lucas Petronilho Negrão da Silva, Marilia Capponi, Patrícia Ara Jera, Me. Rafaela Camargo Baldo.
Estudante: Laís Dias
Tarde – a partir das 17h
Oficina de Teatro Comunitário
Sala M322 |17h30 às 19h
Noite – 19h
[Mesa-redonda] Saúde da população LGBTQIAPN+ e suas intersecções
Participantes: Julia Francisca (Coletivo Marsha), Maria Ruca e Me. Denise Marques Alexandre. Estudante: Matheus Garcia dos Santos
Quarta-feira (3 de setembro)
Manhã – 8h
[Mesa-redonda] Os próximos 100 anos de fanon: reflexões sobre uma psicologia crítica à branquitude
Participantes: Denise D’Aurea Tardeli, Fernanda Braz Tobias de Aguiar, Dr. Kwame Yonatan Poli dos Santos e Me. Jéssica Gottschalk.
Estudante: Jorge Nycolas Chere de Oliveira.
Noite – 19h
[Mesa-redonda] Perspectivas da redução de danos
Participantes: Andressa Benini Mendes, Helena Ferreira e Me. Rafael Ferreira de Souza
Estudantes: Joao Pedro Rocha de Magalhaes Mantovani Monteiro, Thiago Rosas Marques e Gabriela Almeida Lima
Quinta-feira (4 de setembro)
Manhã – 8h
[Mesa-redonda] Cuidado, Integridade e Articulação do Sus: o percurso da pessoa idosa
Participantes: Amanda Gomes Santos, Me. Corina Lopes Ribeiro, Me. Danielle Abujamra Siufy Nardez, Ivo Daniel Tavares Ângelo, Me. João Antonio de Sousa Barros, Tarciana Vasconcelos da Silva e Me. Juliana Cristina Bessa
Estudantes: Rita Carolini Araújo Ribeiro e Miguel de Almeida Rey Dominguez
Tarde -a partir das 17h
Exposição de arte
Local: Auditório Bloco E |19h às 20h30
Participantes: Estudantes do curso de Psicologia
Noite – 19h
[Mesa-redonda] Autobiografias em papel: arte e psicanálise na coprodução de narrativas do feminino
Participantes: Me. Patrícia Carvalho Silva, Dra. Nathalia Brescancini e Me. Tahamy Pereira. Estudante: Geovanna Norato Caraviello
Sexta-feira (5 de setembro)
Manhã – 8h
Mostra de Estágios
Estudantes do 8º e 10º semestres de Psicologia
Noite – 19h
Mostra de Estágios
Estudantes do 8º e 10º semestres
Confira o currículo dos participantes.
- Carla Cristina Borges: Psicóloga clínica (CRP-06/182168), especialista em atendimento infantojuvenil, Doutora em Ciências da Saúde, docente e supervisora de estágio do curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
- Gisela Vasconcellos Monteiro: Graduada em Psicologia e Arquitetura, Mestre e Doutora em Psicologia Social. Coordenadora do curso de Psicologia da Unisanta, supervisora e psicóloga clínica.
- Rosa Maria Ferreira Pinto: Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Saúde – Dimensões Individuais e Coletivas e do curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Coordena o Grupo de Pesquisa intitulado Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Direito à Saúde – GPPDS.
- Lais Barreto Barbosa: Doutora em Psicologia e docente do curso de Psicologia da Unisanta.
- Bárbara Cristina Souza Barbosa: Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica e doutoranda em Psicologia. Atualmente é membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL), Clínica e docente no Instituto Gerar de Psicanálise.
- Lucas Petronilho Negrão da Silva (Vale do Ribeira/Cananeia): Psicólogo, com pós-graduação em Psicologia Social e Antropologia. Atuou por 10 anos no SUAS, com populações tradicionais, pessoas em situação de rua, adolescentes em conflito com a lei, mulheres vítimas de violência, grupo reflexivo de homens autores de violência, realizando a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência. Atualmente é psicólogo judiciário na Comarca de Iguape, onde exerce suas funções nas Varas da Infância e Juventude e Varas de Família. Atua na clínica psicanalítica. Colabora com o CRP desde 2017, integrando a Comissão Gestora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira por duas gestões, além de representar o CRPSP no Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira.
- Marilia Capponi: Psicóloga e psicanalista, trabalha no Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), em um projeto dedicado à saúde mental Guarani M`bya
- Patrícia Ara Jera: Guarani M`bya, mora na Aldeia Boa Vista (Ubatuba) há 18 anos e exerce liderança há sete. Iniciou seu trabalho junto ao movimento das mulheres e integra o Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba e o Conselho de Saúde Indíge É articuladora das mulheres da Comissão Yvyrupa e trabalhadora da Saúde Mental do OTSS.
- Rafaela Camargo Baldo: Possui graduação em Psicologia, especialização em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade, especialização em Filosofia e Direitos Humanos e mestrado pelo Programa Ensino em Ciências da Saúde. Atua como Psicóloga no Projeto Xingu, com experiência no Ambulatório de Saúde dos Povos Indígenas e no Território Indígena do Xingu. É docente do Pós-Técnico, no curso de Especialização em Saúde Mental da Escola Técnica do SUS (ETSUS-SP), vinculada à Escola Municipal de Saúde de São Paulo, voltado aos profissionais de nível médio.
- Julia Francisca: Psicanalista, artista e pesquisadora das relações entre subjetividade, raça e gênero. É integrante do Marsha, coletivo LGBT+ da Baixada Santista, lésbica, pernambucana e indígena em retomada.
- Maria Ruca: 33 anos, mulher preta e travesti, nascida e criada em São Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing. Pesquisadora sobre saúde sexual, psicanálise, pautas negras e trans. Vive com HIV. É idealizadora dos projetos de roda de conversa “Saúde Mental para Pessoas Trans e Pretas” e “Saúde Mental é pra Todes”, destinado ao público LGBTQIAPN+. Possui quatro anos de experiência na cena ballroom, tendo participado da primeira house (coletivo ballroom) de mulheres trans e travestis do Brasil. Garota de programa desde muito jovem e hoje não mais participante deste recorte. Tecnóloga em Dança, multiartista (dançarina, cantora e produtora), com projetos que integram saúde mental, autoconhecimento, cultura, temáticas raciais e trans.
- Denise Marques Alexandre: Psicóloga, Mestre em Psicologia da Educação, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e em Direito de Família pela Universidade de Coimbra. Bacharel em Direito pela Unisanta e em Comunicação Social. Atua há mais de 18 anos com Desenvolvimento Humano, liderando projetos corporativos com foco em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), gestão de temas complexos em áreas estratégicas de pessoas e cultura, comunicação, compliance. É docente no Ensino Superior e integra a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e o Núcleo Portugal do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família.
- Denise D’Aurea Tardeli: Professora e supervisora do curso de Psicologia da Unisanta. Membro do Comitê Editorial da Revista Interdisciplinar em Psicologia – Unisanta.
- Fernanda Braz Tobias de Aguiar: Psicóloga, atua em gestão pública e planejamento em saúde. Integra o grupo de lideranças da Ilú Oba de Min – Educação, Arte e Cultura e é ekedi da Comunidade de Compreensão e Restauração Ilê Asé Logun-Edé – CCRIA-LO. Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na prefeitura de São Paulo, chefia a Assessoria de Planejamento – SMS/SP e é especialista em Saúde Coletiva.
- Kwame Yonatan Poli dos Santos: Psicanalista e Pós-Doutor. Atua como supervisor clínico e institucional. É professor no Instituto Gerar de Psicanálise, Centro de Estudos Psicanalíticos e na Casa do Saber. Poeta e escritor, possui quatro livros publicados: “Transverso”, “Nasce um desejo”, “Feliz para sempre?”, “Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais”. Em 2018, ganhou o prêmio “Jonathas Salathiel”, promovido pelo CRP-SP. Tem experiência profissional em políticas públicas. Atualmente, também compõe o coletivo Margens Clínicas e é um dos articuladores do projeto “Aquilombamento nas Margens”.
- Jéssica Gottschalk: Graduada em Psicologia e Mestre em Ciências da Saúde. Psicóloga no CAPS infantojuvenil da Prefeitura de Santos e é docente no curso de Psicologia da Unisanta.
- Andressa Benini Mendes: Psicóloga clínica, CRP 06/119740, redutora de danos e integrante do grupo de pesquisa e extensão Div3rso.
- Helena Ferreira: Redutora de danos e militante feminista. Integra o grupo de pesquisa e extensão Div3rso, o Observatório Internacional Gam- Unifesp, o Movimento Nacional de População de Rua e o jornal Nossa Voz.
- Rafael Ferreira de Souza: Psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas-CAPS-AD de Santos-SP. Mestre Profissional em Ensino em Ciências da Saúde.
- Joao Pedro Rocha de Magalhaes Mantovani Monteiro: Estudante do 8º semestre de Psicologia, com trajetória marcada pela atuação em movimentos estudantis e iniciativas comunitárias. Participou da primeira gestão do Diretório Acadêmico Nise da Silveira e integrou o Movimento por uma Universidade Popular. Estagiário na Casa de Passagem Êxodo, em Santos/SP, e no grupo de Teatro Comunitário voltado a acolhidos do CAPS.
- Thiago Rosas Marques: Aluno do 8º semestre de Psicologia, coordenador social da primeira gestão do Diretório Acadêmico Nise da Silveira. Estagiário no CAPS-Ad-IJ “Tô Ligado” e no Plantão Psicológico da Clínica Escola da Universidade Santa Cecília. Alinhado às técnicas de integralidade das políticas públicas e aos movimentos sociais, com o intuito de promover saúde, cuidado e bem-estar social.
- Amanda Gomes Santos: Farmacêutica formada pela Universidade Santa Cecília. Atua na Prefeitura de Santos desde 2012, integrando a equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde/Secretaria de Saúde.
- Corina Lopes Ribeiro: Psicóloga, especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da USP. Mestra em Ciências da Saúde pela Unifesp/Baixada Santista. Atua na Secretaria Municipal de Saúde de Santos desde 2007. Atualmente, como neuropsicóloga, integra a equipe da Linha de Cuidado em Envelhecimento Cognitivo do Ambesp Nelson Teixeira. Docente do curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília.
- Danielle Abujamra Siufy Nardez: Psicóloga e Mestre em Ensino e Ciências da Saúde pela Unifesp/Baixada Santista. Atua na Prefeitura de Santos desde 2006 na Atenção Primária à Saúde e, desde 2020, integra a equipe multiprofissional.
- Ivo Daniel Tavares Ângelo: Agente comunitário de Saúde Unidade de Saúde da Família Caneleira.
- João Antonio de Sousa Barros: Fisioterapeuta. Especialista em Saúde Coletiva e Trabalho pelo Programa de Residência Multiprofissional da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Chefe da Seção de Atenção à Saúde da Comunidade SMS –
- Tarciana Vasconcelos da Silva: Formada em Serviço Social, atua na Secretaria de Saúde desde abril de 2007, integrando a equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde/Secretaria de Saúde.
- Juliana Cristina Bessa: Graduada em Psicologia, Aprimoramento Profissional em Saúde Mental e Saúde Pública (Secretaria de Estado da Saúde- DRS-IX), Mestre em Psicologia e Sociedade. Psicóloga Clínica (CRP 06/114392), docente e supervisora de estágio do curso de Psicologia da
- Rita Carolini Araújo Ribeiro: Aluna do 10º semestre de Psicologia e estagiária do Ambesp Nelson Teixeira, participando dos grupos dos cuidadores familiares “Quem cuida de quem cuida?” e de pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer.
- Patrícia Carvalho Silva: Psicóloga, psicanalista, supervisora clínica e institucional. Pós-graduada em Esquizoanálise, Esquizodrama e Análise Institucional (Instituto Gregório Baremblitt), Mestra em Saúde Coletiva (Unicamp) e membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto SEDES Sapientiae. Uma das idealizadoras do grupo de estudos Primeiros Passos, na Clínica Psicanalítica. Integrante do Coletivo Antirracista Oju Obá e, em parceria com o Jibóia Ateliê, facilita cursos desde 2024 que cruzam psicanálise e artes visuais.
- Nathalia Brescancini: Artista visual, produtora cultural, pesquisadora e educadora. Doutora em Artes Visuais Pós-Doutora em Bellas Artes pela Universidad Complutense de Madrid/ES. Possui pós-graduação em Gestão Cultural. Investiga a produção autorreferente de mulheres artistas, memória e linhagem feminina, por meio de retratos e autorretratos em pintura, desenho, livros de artista e arte de ação. É gestora do Jibóia Ateliê e atua nos coletivos “(a)gente” e “TraMar Coletivo”, em Santos.
- Tahamy Pereira: Psicóloga e especialista em Rede de Atenção Psicossocial, Mestre em Psicologia Clínica pela USP. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Unisanta, atua como analista praticante em São Paulo e Santos e é membra do coletivo ClínicAberta de Psicanálise de Santos.