O prof. dr. Walber Toma e a acadêmica Flávia Rigos Salgueiros, ambos do curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), tiveram projeto de iniciação científica aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O estudo é intitulado “Avaliação da atividade antiulcerogênica do infuso obtido a partir das folhas frescas de Bauhinia forficata Link”. O objetivo é a avaliação científica em animais de laboratório da provável atividade antiulcerogênica (contra a úlcera) do infuso obtido a partir da planta Bauhinia forficata. Também conhecida como pata-de-vaca, a planta é muito utilizada pela população para o tratamento do Diabetes Mellitus e de problemas gastrointestinais.

Até o momento, não existem dados científicos que comprovem sua utilização para o tratamento da patologia da Úlcera Gástrica. Todos os procedimentos experimentais serão realizados nos laboratórios da UNISANTA.

A estudante receberá bolsa de Iniciação Científica financiada pela Fapesp pelo período de um ano, para o desenvolvimento do projeto.