Ex-aluna de Farmácia da Unisanta, Nathália Santos, é aprovada em Residência em Farmácia Clínica e Ortopedia

1162

Ao comparecer em uma das Feiras de Profissões da Unisanta, Nathália Santos teve o primeiro contato com diversas áreas do mercado de trabalho e pode conhecer mais sobre cursos que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) tem para oferecer. Uma dessas possibilidades de formação acadêmica é na área de Farmácia, que foi sua escolha.

“Vi uma breve apresentação de como seria o curso, as áreas de atuação, nos apresentaram também os laboratórios de química, anatomia e, desde então, fiquei apaixonada pelo curso e com a certeza de que era isso que eu queria para a minha vida”, comenta a ex – aluna, que se formou pela Faculdade em 2017 e foi aprovada no Programa de Residência em Farmácia Clínica e Ortopedia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em seu último ano de graduação prestar a prova de 60 questões que incluía questões específicas da área profissional, políticas do SUS e Língua Portuguesa, para o programa de Pós- Graduação oferecida pela instituição.

Na residência, Nathália e os demais alunos têm aulas todas as manhãs com médicos residentes da Unifesp dentro da Santa Casa de Santos. No local, fazem o acompanhamento de pacientes em equipe multiprofissional, que é composta por um farmacêutico, enfermeiro e um fisioterapeuta. “Estudamos os casos dos pacientes e vemos as medidas que podem aperfeiçoar seu tratamento, assim diminuindo o tempo deles no hospital”, diz.

Quando a grade de horários do programa foi iniciada, a farmacêutica ficou um pouco assustada e com medo do que estava por vir. Porém, o sentimento não durou muito, logo entendeu que tudo o que estava acontecendo ali, já havia passado nas aulas dos professores Valter Garcia, Walber Toma e Maria Fernanda, do curso de Farmácia. “Na Unisanta, todos nossos professores são fundamentais em uma parte do nosso aprendizado”.

Profissionais bem preparados
Segundo a ex- aluna, a base da formação acadêmica que recebeu na Unisanta é ótima, pois há a dedicação dos docentes e, assim, os estudantes ‘são preparados para o futuro pelos professores para serem ótimos profissionais’. Durante o curso de Farmácia, há diversas oportunidades de aprender a prática da profissão em estágios oferecidos na área farmacêutica.

Nathália Santos aproveitou as chances de fazer um estágio e logo no primeiro ano, conseguiu um estágio na Prefeitura Municipal de Guarujá no programa de Farmácia Popular. Outras duas oportunidades apareceram para estagiar na homeopatia e manipulação de medicamentos. “Os estágios são muito importantes, pois conseguimos ter uma noção da realidade da nossa profissão ainda na graduação”.

A farmacêutica, que está atualmente no programa de Residência da Unifesp, não pensa em parar os estudos depois da conclusão de sua Pós. Pelo contrário, quer continuar aprendendo, crescendo profissionalmente e fazer mais especializações nesta área, que começou nas salas de aula da Unisanta. “Todos os professores são extremamente qualificados. Buscam sempre passar seus conhecimentos e experiências de Farmácia Clínica que é realmente uma área linda e quero seguir, tenho muito orgulho de ter me formado aqui”, finaliza Nathália Santos.