O evento é gratuito. Inscrições nos perfis dos Instagrams @lafn.unisanta e @mielobaixada
A Unisanta é apoiadora e sede do 2º Simpósio de Espinha Bífida da Baixada Santista, que será realizado no dia 4 de outubro, pela Associação de Mielomeningocele da Baixada Santista Encurtando Caminhos – Ambsec, em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional da Universidade – LAFN.
Gratuito, o simpósio é voltado para profissionais e estudantes da área da saúde, famílias atípicas, comunidade em geral, associações e instituições de apoio. O objetivo do evento é promover a conscientização e disseminar informações relevantes sobre a malformação congênita. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio dos perfis dos Instagrams @lafn.unisanta e @mielobaixada.
Sobre a espinha bífida – Malformação congênita do tubo neural, a espinha bífida pode causar diversas complicações físicas e neurológicas. Apesar de ser uma condição relativamente comum, o conhecimento sobre diagnóstico, tratamento e reabilitação ainda é restrito, tanto para profissionais da saúde quanto para a sociedade em geral.
De acordo com a articuladora do evento, Dra. Vívian Vargas, em estudo epidemiológico realizado recentemente, estima-se que a incidência de pessoas com espinha bífida seja de sete casos para cada 10.000 nascidos vivos no Brasil. “No período de 2013 a 2022, foram registrados 8.240 casos de espinha bífida no país dentro de um amplo levantamento de malformações congênitas”, explica Vívian, que também é fisioterapeuta neurofuncional e docente da Unisanta.
Programação – O evento será realizado das 8h às 12h, no Auditório do Bloco E da Universidade, Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar. A programação contará com palestras expositivas com especialistas, roda de conversa e momentos de escuta ativa e troca de experiências. Confira abaixo:
8h – Abertura
8h15 às 8h45 – Tema: Complicações Neurocirúrgica / Hidrocefalia, Medula Ancorada e Seringomielia
Palestrante: Dra. Patrícia Dastoli – Neurocirurgiã Pediátrica do Hospital São Paulo
8h45 – 9h15 – Tema: O Papel da Terceiro Ventriculostomia no Tratamento da Hidrocefalia
Palestrante: Dr. Marcus Devanir – Neurocirurgião
9h15 – 9h45 – Tema: O Quadril na Mielomeningocele
Palestrante: Dr. Marcus Vinícius – Ortopedista / Especialista em Mielomeningocele
9h45 – 10h – Coffee-Break
10h – 10h30 – Tema: Como as Órteses e Equipamentos Auxiliam no Alinhamento, Locomoção e Qualidade de Vida da Criança com Mielomeningocele
Palestrante: Dr. Rodolfo Kos – Fisioterapeuta
10h30 –11h – Tema: Bexiga Neurogênica e o Cateterismo
Palestrante: Ridenia Cavalcante – Enfermeira
11h – 11h30 – Tema: Principais Dúvidas Judiciais sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência
Palestrante: Nilton Torres Almeida Junior – Advogado
11h30 – 12h – Tema: A Mielo não é o Fim, é Apenas o Começo.
Palestrante: Renan Palhares de França Crema – Escritor.
Confira o currículo dos palestrantes.