Com o objetivo de avançar na cooperação entre a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e a Polícia Militar (PM), autoridades da Baixada Santista e de São Paulo participaram de uma reunião realizada na Universidade, na última segunda-feira, dia 7.
Durante o encontro foram discutidas propostas de recursos científicos e estruturais disponíveis pela Universidade, apoiando projetos de Segurança Pública da Polícia Militar e conseqüentemente beneficiando a comunidade.
Para a reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, “A Universidade está a serviço da comunidade. Esta é uma atuação muito positiva que vai colaborar para a qualidade de vida da região”.
NESE – Entre as principais contribuições da UNISANTA estão os trabalhos específicos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socieconômicos da Universidade (NESE-UNISANTA). Desta forma, os levantamentos permitirão a criação de indicadores e parâmetros que possam atender aos anseios da comunidade e da PM, por meio de dados técnicos e estatísticos.
Inicialmente serão utilizados O Índice de Inclusão e Exclusão Social e a pesquisa Porto de Santos – uma década de transformações 1990-1999. Os estudos darão subsídios aos projetos de policiamento ostensivo em diversas áreas da Baixada e em outras situações.
Cursos – Outra proposta discutida foi a criação dos cursos de Especialização Lato Sensu de Planejamento Integrado e Participativo Aplicado à Segurança do Trabalho e de Pesquisa Científica Aplicada à Segurança. Os cursos serão ministrados na UNISANTA, com início previsto para abril, e integram as atividades de comemoração dos 30 anos da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade.
Para o coronel da Polícia Militar – comandante João Leonardo Mele, “os cursos são de grande importância para dar uma nova dinâmica no tratamento das questões relacionadas à Segurança Pública. Dessa forma, associamos a prática realizada pela Polícia e a ciência, por meio dos estudos e das pesquisas realizadas pela Universidade”.
Entre as finalidades do curso de Planejamento Integrado e Participativo Aplicado à Segurança está a formação e/ou a especialização de planejadores para o Setor de Segurança, com metodologia padronizada e a criação de uma cultura homogênea para as Instituições.
A Pesquisa Científica Aplicada à Segurança enfocará os aspectos teóricos e práticos da elaboração de projetos de pesquisa em ciências sociais da criminalidade e da segurança, incentivando a realização de estudos com o objetivo de propor recomendações às políticas públicas e às ações de entidades privadas ligadas as atividades de segurança.
A coordenação das aulas ficará a cargo da profa. dra. Maria Helena Rocha Antuniassi, do coronel da Polícia Militar de São Paulo, Milton Simões Scheffer de Oliveira, e, como coordenador adjunto o Coronel Milton Ferreira de Souza. Participarão policiais militares, civis, federais e estaduais; delegados, juízes, entre outros ligados à área de Segurança Pública. Posteriormente serão abertos aos demais profissionais.
Televisão – Pioneiro na região, o programa Polícia Militar e Você é apresentado pelo major Roberto Alves. São exibidas entrevistas, informações sobre segurança pública e variedades, contando com a participação dos telespectadores que podem formular perguntas aos entrevistados, sugerir temas para debates ou se comunicar com a Polícia Militar. O programa é veiculado pela Santa Cecília TV, às terças-feiras, às 18 horas, com reapresentação às quintas-feiras, às 00h30.
Reunião – Além da reitora e do coronel PM Mele, participaram do encontro o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, prof. Áureo Pasqualeto Figueiredo, o supervisor geral e o coordenador de pesquisas do NESE, respectivamente o prof. Júlio Simões Jr. e o economista Jorge Manuel de Souza Ferreira, além de professores convidados e outras autoridades da UNISANTA.