Neste sábado, dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30, cerca de 550 cidades ao redor do mundo apagarão suas luzes, como parte do programa “Hora do Planeta”, da Rede WWF. Dando continuidade aos trabalhos relacionados à sustentabilidade, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) também está engajada nesta causa e apagará as luzes das fachadas, de todos os seus prédios, no horário determinado pelo Programa.
O objetivo é engajar e mobilizar a sociedade para manifestar a sua preocupação com o aquecimento do planeta. No Brasil o ato também tem como finalidade alertar para o problema do desmatamento e das queimadas, principais fontes de emissão de gases de efeito estufa.
Outras ações – Mas as ações de conscientização em relação ao meio ambiente não se limitam à participação na “Hora do Planeta”. O Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta, por exemplo, já desenvolve projetos para a Prefeitura Municipal de Santos, um sobre o reaproveitamento da água dos chuveiros da praia para a irrigação dos jardins. Em 2007, o mesmo Laboratório entregou uma unidade de dessalinização do mar ao Centro de Pesquisas da Petrobras. O objetivo é reaproveitar a água, que vem com o petróleo, para irrigação, limpeza e outros fins.
Além das ações já citadas, a Unisanta desenvolve diversos projetos em prol das questões sustentáveis. Entre eles o projeto Remangue; Ecofaxina; Mangue Limpo; Trote Solidário e Ecológico.
No Campus – A Unisanta reduziu o consumo de água em cerca de 20%, aproveitando água da chuva para usos não potáveis, como lavagem de pátios e jardins. A água da chuva que cai no telhado da piscina olímpica segue, por uma calha, para a caixa d`água, com capacidade para 32 mil litros, onde é clorada. Outra medida que contribui para a preservação do Meio Ambiente é o aproveitamento da água do lençol freático (subsolo), onde fica a garagem do prédio novo. A implantação de torneiras automáticas também evita o desperdício.
Segundo o engenheiro da Universidade, Miguel Laino, foram implantados novo projetos como a captação da água pluvial nos dois Ginásios Poliesportivos. "A conscientização de todos é fundamental para a preservação do ecossistema em que vivemos."