O Escritório Modelo de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) entrega na próxima quarta-feira, 26/11, às 16h, o projeto de reurbanização da Praça Champagnat e da Sede da Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Encruzilhada. O evento será no Consistório da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.
A Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Encruzilhada procurou o Escritório Modelo solicitando uma proposta de melhoria para a Sede, localizada na Praça Champagnat (Rua Luis de Camões com Rua Xavier Pinheiro). Como a praça também está em estado deteriorado, o Escritório Modelo da Unisanta desenvolveu um projeto que integra a edificação com a Praça, em uma mesma linguagem arquitetônica, visando melhor aproveitamento do local, valorizando as formas e as cores.
O projeto teve como inspiração o Padre Champagnat, que foi um grande educador. Por este motivo foi trabalhado na estrutura da laje, que envolve a edificação, pilares em formas estilizadas que lembram as letras do alfabeto.
Para playground foi dado um novo visual. Um jardim de vegetação adequada para o clima e um trecho de treliças com trepadeiras, integram-se ao conjunto dando suavidade ao local. Também foram propostos um novo mobiliário urbano, bem como segurança e acessibilidade.