Comunidade também será beneficiada.
Promover o atendimento odontológico das 285 crianças e adolescentes assistidos pela Casa da Esperança de Santos, de forma gratuita, bem como da população carente da região, com baixo custo, são objetos do projeto Sorriso Saudável, Futuro com Esperança, idealizado pelo Rotary Club de Santos e previsto para entrar em funcionamento no início do ano que vem.
Para viabilizar o projeto, o Rotary Club de Santos estabeleceu parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), por meio da Faculdade de Odontologia, e a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, com o apoio da Fundação Rotária do Rotary Internacional.
A ação prevê, na Casa da Esperança, a instalação de uma unidade de radiologia de última geração (radiografias digitais e tomografia computadorizada), um consultório odontológico e um escovódromo, unidade fixa para a orientação sobre a correta higiene bucal, além de ações de campo em comunidades carentes.
“O objetivo é promover o atendimento odontológico preventivo e curativo, exames imaginológicos (radiografias e tomografias) para auxiliar os diagnósticos e tratamentos de patologias bucais de crianças e adolescentes carentes residentes na Baixada Santista, e que são atendidos pela Casa da Esperança de Santos”, explica o docente da Faculdade de Odontologia da Unisanta e diretor para Fundação Rotária do Rotary Club de Santos (2014-2015), Prof. Ricardo Fidos Horliana.
Ainda de acordo com Horliana, “o projeto estima que mais de 10.000 crianças e adolescentes carentes serão beneficiados por ano, além dos pacientes que poderão ter seus exames de imagens (tomografias e radiografias digitais) realizados com baixo custo”.
Para o presidente da Casa da Esperança de Santos, Dr. Roberto Luiz Barroso, a parceria é muito importante e beneficiará as crianças e a comunidade. “Poderemos estender nossos serviços na área Odontológica, com os equipamentos que serão adquiridos através da Fundação Rotária. As crianças terão atendimento gratuito. Para a comunidade cobraremos pequenas taxas para garantir a verba do atendimento das crianças. Atualmente a casa assiste 285 crianças de forma multidisciplinar, com deficiência física e intelectual, de zero a 18 anos”, afirmou Barroso.
Atendimento – A Clínica da Faculdade de Odontologia da Unisanta será o centro avançado de referência no atendimento dos casos mais complexos de diagnóstico bucal e atendimento a pacientes especiais. “Os alunos vão prestar atendimento clínico, através da Clínica da Faculdade de Odontologia, com apoio e orientação do nosso corpo docente. Esse projeto vem aperfeiçoar ainda mais o nosso aluno, e junta-se a tantos outros destinados à comunidade e que possuem parceria da Unisanta. Com grande alegria estamos abraçando esse projeto que vai enriquecer ainda mais o nosso curso”, disse a coordenadora da Faculdade de Odontologia da Unisanta, Profa. Rosângela Aló Maluza Florez.
Após o exame clínico, caso seja detectado qualquer tipo de anomalia ou lesão, os pacientes serão encaminhados à Clínica da Unisanta para realização de biópsia com resultado anatomopatológico, sem custos. Esse trabalho é realizado na instituição desde 2000, na disciplina de Estomatologia. Se for detectado o câncer bucal, o paciente será encaminhado para tratamento na rede pública.
O Centro de Diagnóstico da Unisanta também auxiliará o projeto Sorriso Saudável, Futuro com Esperança. No local poderão ser realizadas tomadas radiográficas individuais que ajudarão o profissional na avaliação da profundidade e extensão de problemas como cáries, abscessos e tumores, entre outros, com uma resolução maior e mais próxima da realidade.
A Universidade possui tradição em atendimentos e participação de projetos em prol da comunidade. No último ano, foram realizados 2 milhões e 700 mil atendimentos gratuitos à população, sendo 40 mil na área de Odontologia. A instituição é certificada com o Selo Instituição Socialmente Responsável, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES).
A região já vem sendo beneficiada por outros projetos desenvolvidos pela Unisanta em parceria com o Rotary Club, a exemplo da unidade móvel fornecida pelo Rotary Club de Santos-Porto, especialmente adaptada para realizar exames preventivos de câncer bucal. Desde 2003, alunos e docentes da Faculdade de Odontologia da Unisanta utilizam o trailer em ações voltadas à população. Além da prevenção do câncer bucal, o trabalho na unidade móvel envolve a prestação de serviços odontológicos fundamentais e orientação sobre escovação.
Alunos e docentes dos cursos da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista também poderão colaborar nas ações preventivas e educativas.
Subsídio Global – O Sorriso Saudável, Futuro com Esperança é um projeto humanitário de Subsídio Global da Fundação Rotária e atende a área de enfoque Prevenção e Tratamento de Doenças. A viabilização financeira será possível graças ao comprometimento dos Clubs de Rotary do Brasil (Santos e Distrito 4420), da Alemanha e dos Estados Unidos equipados pela Fundação Rotária, além das parcerias institucionais.
“O Rotary Club de Santos é o responsável por agregar esses parceiros e instituições tão importantes para o sucesso do projeto, como a Universidade Santa Cecília, Associação dos Dentistas e os parceiros internacionais que estão financiando essas ações, como o Club de Berlim, na Alemanha, e dos Estados Unidos. A Unisanta ajudará através da expertise e dos profissionais. Teremos um atendimento de ponta e especializado. A Universidade entra, sem dúvida, para somar forças conosco”, falou Théo Campomar Nascimeno Baskerville Macchi, presidente do Rotary Club de Santos (2014-2015).