Desde 6 de janeiro, a equipe de São Sebastião do Tocantins -Operação Amazônia Oriental, formada por universitários e professores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e desenvolve ações de cidadania para toda a população do município, localizado no Bico do Papagaio. Trata-se de uma cidade à beira do Rio Tocantins, onde as ruas são de terra e os principais transportes são bicicletas, motos e canoas.

Casas de pau-a-pique completam o cenário desse lugar tão diferente da realidade vivida pelos universitários, parece esquecida pelo País. O lixo, jogado nas ruas e avenidas, esconde a beleza do local, e que parece esquecido pelo País.

Segundo a universitária do último ano de Ciências Biológicas da UNISANTA, Carolina Tanferri, a questão do lixo é uma das mais importantes. “A minha vontade é de ficar na região por mais um mês e assim ajudar a resolver todos esses problemas. Mas como não é possível, estou trabalhando com a população para conscientizar a todos que a prefeitura não pode ser responsabilizada por tudo. É preciso que cada um faça sua parte”

Em uma semana de atividades, a UNISANTA já desenvolveu um curso de estética e beleza, produziu um jornal mural com professores e o poder público, fez palestras sobre sexualidade, meio ambiente, para a população e pescadores, junto com a Naturatins, órgão responsável pela preservação do rio e proteção dos animais selvagens. E mais: mediação de leitura com crianças e adolescentes; alongamento e ginástica; capacitação com professores do estado e da prefeitura sobre alfabetização, meio ambiente, jogos cooperativos, brinquedoteca e leitura.

Uma das prioridades da Universidade é instalar uma biblioteca municipal. Com este objetivo, a equipe trouxe de Santos cerca de 500 livros e três computadores. Isso gerou a articulação, junto à Fundação Cultural do Estado do Tocantins, que doou 21 livros a respeito da cultura regional. A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro contribuiu com mil livros para a construção do espaço. Esta iniciativa do Rondon é “muito importante, pois a biblioteca é uma fonte de riqueza. Através dela conseguimos gerar o interesse maior das crianças e adultos pelos livros”, disse o professor Eligilson Cruz.

Os três militares, que acompanham as equipes exercem a função de verdadeiros anjos da guarda. “Nosso papel é promover a logística, garantir a segurança e integridade dos rondonistas nos mais distantes rincões da Amazônia”, disse o sargento Moura Santos.

Para o professor de jornalismo da UNISANTA, Luiz Nascimento, o trabalho desenvolvido pelos estudantes está tendo um grande retorno da população, que, desde o início, acolheu e conseguiu perceber a importância do trabalho. “As expectativas de cada estudante estão se transformando em realidade e atingindo o seu objetivo”

“O projeto trouxe nova vida para a cidade. Eu gostaria que os rondonistas ficassem mais tempo. A cidade precisa de sangue novo. Nossas crianças vão aproveitar muito toda essa vontade que os professores e universitários trouxeram para a região”, disse o pescador Viomar Gomes Feitosa, que mora na cidade há 42 anos.

A equipe, formada por quatro professores, 11 universitários e três militares do exército brasileiro, chegou à cidade dia 20 de janeiro e foi recepcionada pela população e poder público com muita festa e esperança.