Alunos de diversos cursos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participarão de mais uma edição do Projeto Rondon, com duas operações, uma para Murici (AL), coordenada pelo professor de Engenharia, Celso Volpe e pela professora de Biologia, Mara Magenta, e a outra para Santa Rita do Araguaia (GO), coordenada pelo professor de Biologia, Daniel Siquieroli e professora de Engenharia, Daniela Uebele.
De 58 inscritos no Projeto, 12 alunos foram selecionados, entre eles, seis estudantes do curso de Biologia, dois do curso de Engenharia e de Odontologia, e um aluno do curso de Direito e outro do curso de Jornalismo.
As saídas serão nos dias 16 e 22 de janeiro, para Goiás e Alagoas, respectivamente. Logo que descerem do avião da FAB, os voluntários participarão de uma confraternização com outras universidades, organizada pelo Exército Brasileiro. A volta será entre os dias 1º e 06 de fevereiro.
Reunião – Para esta quarta-feira (13), às 19h30, a coordenação do Projeto Rondon pela Universidade agendou uma reunião com todos os estudantes, que falarão sobre os projetos que serão realizados junto à população local. O encontro será no 5º andar do Bloco M, sala 511.
De acordo com o professor Celso Volpe, entre as ações realizadas estão: na área de Comunicação, divulgar às lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal; na área de Meio Ambiente, capacitar multiplicadores em defesa do meio ambiente e saneamento básico; na área de Tecnologia e Produção, capacitar produtores locais e servidores públicos no campo da informática e disseminar soluções auto sustentáveis e tecnologias sociais que melhorem a qualidade de vida da comunidade.
A equipe também promoverá atividades para incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável; realizará ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços; além de capacitar servidores municipais em gestão públicas e de projetos.
Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do exército, no que diz respeito à segurança.
Retrospectiva – Esta será a 9ª participação da Unisanta no Projeto Rondon. Guajará-Mirim (RO), em 2005; Porto Walter (AC), em 2006, 2007 e 2008; Baião (PA), em 2008, Vitória do Xingú (PA), em 2008 e Careiro Castanho (AM), em 2009. Estes foram os locais em que a Universidade desenvolveu suas atividades.