Levar conhecimentos científicos a comunidades de periferias é um dos objetivos de Projeto Viajando na Ciência, coordenado pela aluna do 3º ano de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Adriana Mirage.
A Escola Estadual Afonso Moreno, na cidade de Francisco Morato (SP), foi escolhida para servir de palco ao projeto piloto do Programa, realizado no dia 24 de abril. Participaram 22 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da UNISANTA. “Cada um levou às crianças e jovens da Escola um pouco do aprendizado adquirido dentro da Universidade”, afirma Adriana.
Mais de 700 pessoas, de 7 a 25 anos, passaram pela “feira itinerante” que contou com exposições de temas variados como vida marinha, microscopia, geologia; workshops de taxidermia, reciclagem e panificação; palestras sobre auto-estima, cetáceos, jogos interativos e gincanas sobre educação sexual.
Para Adriana, o resultado foi gratificante. “A idéia é dar continuidade ao Programa, um vez por mês, sempre aos domingos, em comunidades diferentes. O grupo de voluntários não é fixo, abrindo assim a possibilidade de mais universitários participarem.”
A coordenadora conclui ainda que “freqüentar uma universidade ainda é uma utopia para muitos jovens dessas comunidades, mas o projeto demonstra que todo sonho pode se tornar realidade, pois muitos dos universitários participantes são ex-alunos de escolas públicas de periferia que chegaram ao nível superior e acreditam no potencial de outros jovens com o mesmo ideal”.
De acordo com a diretora da Escola Afonso Moreno, Ana Maria Soares, “a iniciativa dos alunos da Universidade Santa Cecília veio ao encontro das necessidades da comunidade e atesta o valor pelo caráter social que visa atingir”.