Projeto socioambiental com colaboração da docente da Unisanta, Milena Ramires, cria marca de roupas sustentáveis

47

O objetivo é auxiliar mulheres em vulnerabilidade social em comunidade de Cubatão.

A professora Milena Ramires, docente dos mestrados em Ecologia, Auditoria Ambiental e Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Santa Cecília (Unisanta), está colaborando com o projeto Moda Uçá, nova criação do Ateliê da Maré, proposta associada às áreas de pesquisa da docente, como o Etnopesca, que aborda a redução de resíduos e a contaminação do meio ambiente.

A marca, inspirada no caranguejo-uçá (Ucides cordatus), um dos animais mais importantes da fauna do ecossistema de manguezal e também o animal símbolo das criações faz parte do projeto Pescadores de Histórias, do Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores – Isac e conta com a parceria da Petrobras.

Lançada no primeiro semestre de 2024, a Moda Uçá carrega o conceito de upcycling, ou seja, dá um novo propósito a um material que seria descartado. Para Milena, essa ação é essencial para mostrar a importância da sustentabilidade nos dias de hoje.

“Atitudes sustentáveis que reduzam a geração de resíduos e contaminação do ambiente são cada vez mais urgentes. Produzir peças de vestuário a partir do reaproveitamento de materiais pode ser uma estratégia interessante para a redução do descarte inadequado de resíduos e, consequentemente, a conservação ambiental, bem como, para a geração de renda em populações vulneráveis.”.

Com uma linha de produção totalmente exclusiva, que abrange todos os públicos e faixas etárias, a marca foi desenvolvida pelas turmas de costura criativa do Ateliê da Maré, que transformaram diversas peças usadas em novas.

Entre as criações, são encontradas roupas que eram utilizadas em trabalhos industriais, mas agora são casacos ou calças jeans masculinas que viraram saias. As primeiras peças foram apresentadas durante desfiles de moda no Festival Vida no Mangue, realizado em junho deste ano.

A partir dessa iniciativa, que envolve questões socioambientais vinculadas a temas do projeto Etnopesca, as costureiras começaram a trabalhar na produção das roupas para a comercialização. “Este projeto tem relação com ações de extensão desenvolvidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu da Unisanta, que contribuíram para a formação das costureiras, voltada para a conservação ambiental e o reaproveitamento de materiais”, comenta Milena.

Atualmente, a marca passa pelo processo de registro e também precificação, para que em breve seja comercializada. O objetivo do projeto é de que toda a comunidade da Vila dos Pescadores conheça as criações e que ela possa se expandir pelo município de Cubatão e também pelo mundo, levando o conceito de upcycling.

Sustentabilidade e desenvolvimento social

De acordo com a presidente do Isac, Marly Vicente da Silva, a criação da Moda Uçá contribui não somente para a preservação do meio ambiente, mas também para as questões socioeconômicas da comunidade, gerando renda local e interesse dos moradores nos trabalhos artesanais desenvolvidos pelos alunos do ateliê.

Marly ainda destaca que a maioria das mulheres participantes do projeto estão em situação de vulnerabilidade social, são mães solos e têm seus companheiros em penitenciárias. “As mulheres aqui são pai e mãe. Elas têm uma jornada, que nem é dupla, é quádrupla, porque trabalham, cuidam dos filhos e ainda prestam assistência aos maridos ou companheiros que estão presos”.

Além das mulheres, crianças e adolescentes também aprendem os conceitos da costura criativa, para aplicarem no seu dia a dia dentro e fora da comunidade. O principal objetivo do Ateliê é promover a sustentabilidade e combater a desigualdade e vulnerabilidade social.