Conscientizar ecologicamente mais de 5 mil pessoas, plantar mais de 1.800 mudas de árvores e recuperar 1 Km² de área de mangue degradada só poderia render grandes premiações para o Projeto Remangue da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em parceria com a Petrobras e com o apoio do Sest-Senat e da Seduc-São Vicente.

Em 30/10, os alunos de Biologia e agentes Remangue, Herbert Santo de Lima e Tatiana Marques, juntos como diretor de Pedagogia e coordenador e idealizador do projeto, Prof. Dr. Fábio Giordano, foram até a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para participar da 1ª edição do Prêmio Fiema – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, considerado um dos maiores prêmios internacionais de Meio Ambiente.

O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores iniciativas que visam à minimização dos impactos ambientais, garantindo a sustentabilidade da geração atual e futura e promovendo a consciência ambiental. Foram selecionados 80 trabalhos dentre todos os inscritos do Brasil e do Exterior.

A equipe do Remangue chegou na cidade gaúcha como uma das 5 finalistas na categoria Educacional e trouxe para Santos o 1º lugar. “Acreditávamos no potencial do projeto, mas foi surpreendente esse reconhecimento diante de trabalhos também de tanta importância internacional”, orgulha-se Giordano.

Durante os dias 29/10 e 1º/11 os trabalhos finalistas foram apresentados na feira que recebeu 250 expositores e mais de 15 mil visitantes. Ao longo de todas as etapas do prêmio concorrem 12 países e 16 estados brasileiros.

De volta a Santos e sem nem desfazer as malas direito a equipe já se preparou para participar da noite de premiação da 6ª Edição do Prêmio Comunidade em Ação 2008, do jornal A Tribuna/CPFL, que aconteceu no dia 5/11, no Teatro Coliseu.

O Comunidade em Ação 2008, com 26 projetos finalistas, destacou as ações voluntárias realizadas na Baixada Santista, seguindo os critérios de impacto social, grau de mobilização, aplicação de competência e originalidade da ação.

E o Projeto Remangue, que tem como objetivo a capacitação de líderes para atuar na gestão de recursos pesqueiros e geração de renda, estimulando a conscientização de jovens e promovendo o reflorestamento de manguezais, trouxe para Unisanta e seus parceiros o 1º lugar na categoria Grupos.

“Os prêmios são um grande incentivo para todos nós, que estamos participando ao longo de oito meses, nessa jornada de conscientização e atitudes ecológicas”, fala o idealizador do projeto.

O Remangue conta com a participação dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental, das escolas Municipais de São Vicente: Vera Lúcia Machado Massis, Lúcio Martins Rodrigues e Pastor Joaquim Rodrigues. “Desde o início do projeto, em fevereiro, nós contamos com o apoio da Seduc. Assim, entramos nas escolas próximas das áreas de mangue que desejávamos recuperar e através de palestras e conscientização ecológica, abordamos os alunos que estão estudando em ciências sociais as disciplinas de botânica e zoologia, e os levamos para vivenciar no projeto o que aprendem em sala de aula”, explica Giordano.

Devido ao grande interesse dos alunos foram selecionados 20 agentes remangue mirins para cuidar mais assiduamente do viveiro montado no terreno do Sest-Senat, no Bairro Cidade Náutica III. “Além de recolhermos o lixo que é despejado no mangue, nós recolhemos também os propágulos, mudas que a própria vegetação cria para o desenvolvimento da espécie, mas que com o lixo entre elas, não conseguem se fixar no solo e acabam morrendo. Quando retiramos esses propágulos do mangue e os levamos para o viveiro, damos a oportunidade deles crescerem até a fase em que os replantamos no solo de origem. E os agente mirins nos ajudam em todo o processo de recuperação do mangue”, conta o agente remangue, Herbert Santo de Lima.

A ação de retirada dos propágulos para o viveiro aumenta em 95% a chance deles se desenvolverem na vegetação. Com esses resultados, além dos alunos da região, outros grupos formados por funcionários de grandes empresas e de terceira idade também se interessaram no plantio das mudas. “No dia das mães, funcionárias da Viação Piracicabana plantaram uma árvore em homenagem para cada filho”, lembra a também agente, Tatiana Marques.

Sabendo do potencial que o projeto desenvolve nos bairros próximos das áreas de mangue recuperadas, os agentes vão incentivar as mães dos alunos, e toda a comunidade, a confeccionar bolsas de pano para serem comercializadas na frente de supermercados. “Além da renda que será gerada para comunidade, a intenção é conscientizar toda a população a trocar as sacolas plásticas por bolsas de pano. As sacolas de plástico não são reutilizadas e acabam sendo jogadas nos rios e mares, e, consequentemente, chegam aos mangues e impedem o desenvolvimento da vegetação”, planeja Giordano.

O Projeto Remangue é realizado através da parceria com o Programa Remar, da Refinaria Presidente Bernardes Cubatão, unidade local da Petrobras. A Unisanta foi uma das ganhadoras da concorrência e participa do programa até o mês de fevereiro de 2009.

Programa Remar – Lançado em 2004/2005, o programa já beneficiou mais de 6 mil adultos, jovens e crianças da região. O objetivo é apoiar organizações não-governamentais, associações de bairros e entidades assistências da região a desenvolverem seus projetos a partir de investimentos que contribuam para dar maior sustentabilidade, geração de renda e qualidade de vida às populações carentes.

Ao final do período de patrocínio, as entidades beneficiadas permanecem no projeto como remadores, a fim de prestar auxílios e trocar experiências com as novas entidades selecionadas e promover atividades de capacitação na área social.

Os realizadores do Projeto Remangue, além de permanecerem como remadores pretendem continuar todas as ações e projetar sempre a integração das comunidades, moradoras das áreas de manguezais, com a preservação do Meio Ambiente.