Mais de cinco mil pessoas participaram das atividades do Programa Qualidade de Vida, promovido pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) nos dias 9 e 10 de abril, na praia do Gonzaga, em Santos.

O evento reuniu ações desenvolvidas pelas Faculdades de Odontologia, Fisioterapia, Engenharia, Educação Física e Esporte, Biologia Marinha, além do Colégio Santa Cecília e do Sistema Santa Cecília de Comunicação.

Na área da saúde, o público pôde fazer gratuitamente um diagnóstico bucal, que incluiu a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, com atendimentos realizados por professores e alunos de Odontologia na unidade móvel (trailer). A Faculdade de Fisioterapia promoveu avaliação postural e orientou a comunidade sobre como realizar atividades do dia-a-dia de forma correta.

Nos dois dias, foram feitos cerca de 1.100 atendimentos. Algumas pessoas receberam convite para procurar as Clínicas de Fisioterapia e Odontologia da UNISANTA, para dar início a um tratamento.

Os participantes puderam ainda conhecer alguns projetos de Engenharia como o aerodesign, o minibaja e unidades industriais em tamanho reduzido. Professores e alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte deram aulas abertas de surf e ginástica.

Meio Ambiente – Na tenda de Biologia Marinha foram oferecidas atividades relacionadas à preservação do meio ambiente: jogos ecológicos, teatro de fantoches confeccionados com material reciclável e oficina de arte com garrafas Pet. Dezenas de crianças assistiram atentamente à história sobre a importância dos manguezais.

No espaço ocupado pelo Colégio Santa Cecília, pais e filhos puderam brincar de tênis de mesa, jogo de damas, dominó, escultura na areia entre outros divertimentos.

No dia 10, a Santa Cecília TV transmitiu ao vivo da praia do Gonzaga o Programa Revista de Domingo, que mostrou todo o trabalho desenvolvido por professores, alunos e funcionários da Universidade.

Para o coordenador do evento, Marcus Teixeira Penteado, o balanço foi positivo em todos os aspectos, principalmente porque muitas pessoas da comunidade foram beneficiadas com a prestação gratuita de serviços de saúde. “A UNISANTA mostrou mais uma vez que está comprometida com a responsabilidade social”, destacou.