Professores e alunos dos cursos de Odontologia, Farmácia e Educação Física da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participaram da campanha de orientação e atendimento aos motoristas que transportam cargas perigosas, no último dia 5 de junho. Dos 40 que foram atendidos, cinco apresentaram lesões na boca.

Os casos de hiperplasias (vermelhidão na gengiva causada por prótese mal adaptada ou muito antiga) e lesões nos lábios, por causa do alto consumo de cigarro, foram encaminhados para cirurgia. Eles serão atendidos por alunos de Odontologia da Unisanta.

A campanha aconteceu no quilômetro 56 (Posto da Balança), da Rodovia dos Imigrantes; a Unisanta foi a única universidade da Baixada Santista convidada para apoiar o projeto.

A Polícia Rodoviária, com parceria da Ecovias, fez a fiscalização de documentos dos veículos. As condições de segurança dos caminhões e a habilitação dos motoristas para transporte de produtos perigosos também foram verificados.

Enquanto os caminhões ficaram parados no Posto da Balança, os motoristas foram atendidos pelos alunos de Odontologia, que fizeram um trabalho preventivo de saúde bucal, no trailer móvel da Unisanta. Os de Educação Física falaram sobre a necessidade de se praticar exercícios físicos nas horas de folga. Já os de Fisioterapia orientaram sobre alongamento e posturas corretas para evitar dores na coluna e pressão arterial.

“Os caminhoneiros enfrentam riscos ao transportarem cargas perigosas. O nosso trabalho será fundamental para eles, principalmente pelas orientações dos exercícios físicos”, explica o coordenador da faculdade de Educação Física, João Carlos de Barros.

O projeto foi promovido pela Subcomissão de Transportes de Produtos Perigosos da Baixada Santista, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Cetesb, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes e Petrobras.

A campanha de orientação aos motoristas faz parte do projeto Qualidade de vida, da Unisanta.