Cursos de Matemática e Mediação a Leitura, noções sobre informática, instalação e reparos em computadores. Essas foram algumas das atividades feitas por mais uma equipe do Projeto Rondon, neste mês de julho, no município de Porto Walter, no Acre.

A seleção para participação da edição histórica do Projeto Rondon – Operação Centenário, foi feita pelo Ministério da Defesa (Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto), após análise de aproximadamente 400 propostas feitas pelas instituições de ensino superior interessadas em enviar alunos e professores para as atividades.

De acordo com o coordenador da equipe Rondon na UNISANTA, prof. dr. Celso Volpe, a Universidade realizou um projeto de desenvolvimento local sustentável e gestão pública.

Os rondonistas também ministraram palestras sobre lixo, compostagem, hortas, meio ambiente, RRR (reduzir, reaproveitar e reciclar). “Fizemos também um multirão do lixo, onde ensinando os moradores a separar e não jogar lixo nas ruas”, conta Daniela Uebele, coordenadora do projeto.

Fizeram parte do grupo, além dos coordenadores, os alunos: Flavia da Silva Alves (Engenharia Elétrica); Ana Carolina Oliveira Santos Freire (Engenharia Civil); Deny da Cruz Menezez (Comunicação Social); Fabio Nóbrega Martins (Engenharia Elétrica); Fabio Machado Lyra Destre (Engenharia Civil) e Ricardo Patrício Ferreira (Arquitetura).

O principal objetivo do Projeto Rondon, que completa 40 anos em 2007, é aperfeiçoar o aprendizado de alunos de curso superior, permitindo contato mais profundo com a realidade brasileira e colaborar com o desenvolvimento sustentável das regiões visitadas.

A Operação Centenário, desenvolvida entre os dias 6 e 30 de julho nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais e Sergipe, atendeu 58 municípios, com a participação de 928 rondonistas, entre alunos e professores.