João Marcos Miragaia Schmiegelow, professor do curso de Ciências Biológias – Ênfase em Biologia Marinha, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi convidado para participar do projeto Patrimônio Ecológico, veiculado mensalmente na programação da TV Tribuna, para mostrar suas pesquisas em manguezais que geraram dados importantes sobre impactos ambientais na região.

A gravação foi na última terça-feira (26/4), nas dependências da Unisanta, sob direção de Fernando Morini Dovalo, diretor da produtora Release Eletrônico. Na ocasião, Dovalo aproveitou para reiterar a importância do projeto. “O Patrimônio Ecológico tem o objetivo de apresentar pontos ecológicos ainda preservados na Baixada Santista e personagens que incentivam o desenvolvimento sustentável”.

Publicação – João Marcos Miragaia Schmiegelow publicou, em 2004, livro sobre Oceanografia, com o título O Planeta Azul – Uma Introdução às Ciências Marinhas, primeiro livro de Oceanografia publicado no Brasil, até então, por um autor nacional. Em 202 páginas divididas em 19 capítulos, Editora Interciência, o mestre fala sobre os aspectos geológicos, químicos, físicos e biológicos dos oceanos.

Além de Miragaia, Fábio Giordano, doutor em Ecologia e diretor da Faculdade de Pedagogia da Unisanta, Orlando Couto Júnior, professor da Unisanta e mestre em Aquicultura e Pesca e o aluno William Rodriguez Schepis, do Instituto Ecofaxina, também foram destaques neste projeto.