Qualificar a comunidade da Vila Nova para entrar no mercado de trabalho. Com este objetivo o Programa de Incentivo à Educação em Valores Humanos para a Cidadania (Proeducar) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) começou, na última quarta-feira (11/4), o treinamento de Qualificação de Informática para 20 crianças e adultos atendidos por uma das principais instituições beneficentes do município, o Prato de Sopa.

A idéia surgiu em 2006, quando a entidade procurou a Universidade com o intuito de realizar parcerias. O professor de Ciências da Computação da UNISANTA, Mauricio Asenjo, que participa desde o começo das reuniões foi quem intermediou a parceria entre o Proeducar e o Prato de Sopa. ”A região em que a entidade trabalha, Vila Nova, apresenta diversas carências. A idéia de desenvolver este curso surgiu por termos laboratórios disponíveis e pessoas capacitadas para transferir um conhecimento necessário ao mercado de trabalho”, disse o professor. “O objetivo é integrar também outros cursos, desenvolvendo atividades nas áreas de Comunicação Social, Pedagogia, Odontologia e Educação Física”, disse o professor.

Segundo a psicóloga da entidade, Regina Filatro Konstantimidis, o objetivo desta parceria é valorizar a comunidade, trabalhando a promoção humana. “O Prato de Sopa irá ser reinaugurado na próxima semana e começamos uma nova etapa dentro do projeto que é desenvolver a capacidade da população local”, disse a psicóloga. “As novas atividades, todas gratuitas, contribuirão para descobrir talentos e aptidões, que muitas vezes não são valorizados”, acrescentou.

“Para tornar parte nas atividades as pessoas têm que nos trazer material reciclado, que é revertido em renda para a entidade, além de participarem de palestras de cidadania, normalmente uma por mês, com temas atuais como sexualidade, reciclagem entre outros”, completou a psicóloga.

Para Juliana Alexandria de Souza, de 18 anos, o curso é importante para ter noções de informática. “Já fiz um curso, mas como não tenho computador acabei esquecendo muita coisa. Quero aprender a ter agilidade na hora de digitar”, disse.

A UNISANTA, que apresenta ações de responsabilidade social em diferentes áreas, oferece o curso gratuitamente nas dependências da Universidade. As aulas acontecem todas as quintas-feiras de manhã, com duração de duas horas. Ao todo serão ministradas oito aulas pela professora Ana Flávia Nascimento da Silva, voluntária a quatro anos do Proeducar. “Esta é uma iniciativa importante e fiquei feliz quando me passaram esta turma”, disse a voluntária.