No próximo domingo, dia 3 de julho, o Instituto EcoFaxina, formado por alunos de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), realizará sua 27ª Ação Voluntária. A atividade ambiental acontece na Ilha Caraguatá, em Cubatão, com o apoio e a participação de pais, alunos e funcionários da Unidade Municipal de Ensino (UME) Rui Barbosa.
A programação começará com a palestra “O Lixo nos Oceanos: Tudo que está na água é comida!”, às 9h30. Às 10h, tem início a Ação Voluntária de Coleta de Resíduos retidos na margem estuarina próxima a escola Rui Barbosa. A ação se estenderá até o meio-dia.
Em seguida, às 13h, acontece a Oficina de plantio de hortaliças, sob a orientação dos biólogos do Instituto EcoFaxina. Os alunos serão divididos em grupos e aprenderão a montar jardineiras com garrafas PET. Após a montagem das jardineiras, os grupos farão o plantio das hortaliças que, posteriormente, serão utilizadas na merenda da escola.
O evento será encerrado às 14h, com uma dinâmica socioambiental.
Conscientização – Fundado em outubro de 2008, o Instituto já retirou várias toneladas de lixo do estuário. Além da limpeza do meio ambiente, o grupo realiza monitoramento e educação ambiental por meio de ações desenvolvidas com a ajuda de voluntários, buscando ainda promover o bem-estar social, o resgate da auto-estima e a geração de renda nas comunidades participantes.
De acordo com William Rodriguez Schepis, estudante do 4º ano de Biologia Marinha da Unisanta e fundador do Ecofaxina, uma das principais metas a serem alcançadas é “reverter o quadro de degradação ambiental, atuando em parceria com as comunidades residentes nas áreas ecológicas”.