Fisioterapeutas do Sorriso

O projeto “Fisioterapeutas do Sorriso”, promovido por alunos e ex-alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), comemora o Dia das Crianças no Lar Veneranda, na próxima sexta-feira, 15/10, às 15h.

Com início às 15h, o evento conta com gincanas, teatro, algodão doce, pipoca, entre outras. Cerca de 20 alunos, do 1º ao 4º ano da Faculdade de Fisioterapia estão envolvidos na ação.

O Lar Veneranda se encontra na Rua Evaristo da Veiga, nº 211.

História e objetivos do Projeto

O projeto “Fisioterapeutas do Sorriso”, criado por ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, busca, através do amor ao próximo e de gestos simples, proporcionar suporte psicoemocional às pessoas de nossa comunidade e em especial crianças, idosos e pacientes dentro dos hospitais.

Está cientificamente comprovado que o estado psicoemocional, alterado principalmente através da esperança, bom humor, autoestima, influi significativamente na recuperação do paciente e no bem-estar dele. O objetivo do projeto é possibilitar a diminuição da dor e do sofrimento, resultando em uma diminuição de queixas sobre dores no corpo, uma melhora na qualidade do sono, aumento da imunidade natural, aumento da disposição para alimentação, diminuição do receio e insegurança quanto ao ambiente hospitalar ou institucional, uma disposição otimista frente às dificuldades do cotidiano, maior habilidade na resolução de questões da vida diária, entre outras.

O projeto crê que a mudança de comportamento vá acarretar uma diminuição no tempo de internação, melhor convivência dentro das instituições, e melhor abordagem nos relacionamentos interpessoais dentro da comunidade e da sociedade.

Segundo a coordenadora do projeto e integrante do Diretório Acadêmico de Fisioterapia, Gabriele Altamirano, aluna do 3º ano, o grupo não tem um número especifico de integrantes. “Dependendo do local e do dia, em média vão de 20 a 50 pessoas, sendo que todos são alunos da Unisanta. A maioria, do curso de Fisioterapia, mas já foram alunos dos cursos de Farmácia e Biologia Marinha, de todos os anos, porém, com foco no pessoal do 1º ano”, afirma Gabriele.

O projeto visita instituições filantrópicas e entidades beneficentes (escolas públicas de 1º e 2º graus, creches, instituições de idosos e hospitais), entre outros.

Os “Fisioterapeutas do Sorriso” também procuram proporcionar um aumento na qualidade de vida daqueles que por alguma razão estão passando por uma situação delicada, como também uma melhor integração entre as várias camadas da população. “Dessa forma, estaremos aprimorando a somatória de todos os conhecimentos científicos passados durante o período acadêmico, com atitudes e caráter de um verdadeiro ser humano holístico que se preocupa com o bem-estar da sociedade”, diz.