No próximo dia 29/09, sábado, às 10h, no Posto do Canal 2, na praia, os alunos do 2º e 3º anos da Faculdade de Educação Física da UNISANTA (FEFESP), promoverão uma aula especial de surfeterapia para crianças portadoras de deficiência e participarão das comemorações de um ano do Projeto Surfeterapia Omelca.
O projeto Omelca, criado em 2006 pela prefeitura de Santos, é inspirado na civilização maya, primeira a venerar os portadores de síndrome de down Neste ano, a comemoração se dará através de atividades sócio-educativas com crianças que apresentam necessidades educacionais especiais como autistas, down, crianças com déficit de comportamento e aprendizado, dentre outros, com idades entre 2 a 14 anos.
Essas atividades acadêmicas estão previstas no Projeto Pedagógico da Faculdade de Educação Física, fazendo parte da parceria a UNISANTA e a Secretaria de Educação da Cidade de Santos (Sedus). As aulas estarão sob a supervisão dos professores responsáveis da disciplina de Surf da faculdade: Francisco Araña e Irapajy Caetano.
A surfeterapia tem como objetivo mostrar para as crianças com necessidades especiais que há mais um espaço de inclusão social, estimulador de potencialidades e habilidades e de resgate de auto-estima e confiança.
O evento contará com aproximadamente 80 estudantes universitários, que atenderão cerca de 60 crianças especiais em várias atividades educativas.