A Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Grupo Terceira Visão de Santos estão juntos no projeto de criação da lupa eletrônica econômica. A ideia surgiu de Floriano Peixoto, assistente técnico voluntário da ONG Terceira Visão de Santos.

Peixoto resolveu iniciar o projeto por indignação perante o alto custo que o equipamento é vendido no mercado, cerca de R$ 2.500,00. Ele, então, montou um protótipo de lupa eletrônica eficiente, porém com menos funções do que as encontradas no mercado. Assim, veio buscar o apoio da Faculdade de Engenharia da Unisanta.

“Um equipamento tão simples como esse não pode ser vendido por um preço tão alto”, declarou Peixoto, “A nossa intenção é construir uma lupa mais barata, com um preço justo, para que alcance todos os portadores de alguma deficiência visual que precisam dessa ferramenta”.

A lupa eletrônica é um equipamento cujo principal componente é uma micro câmera que projeta o texto impresso na tela de uma televisão, sendo possível ajustar seu zoom regulando a altura que a câmera se encontra.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Carlos Moino, convidará alunos para ajudar na elaboração da lupa. “Planejamos transformar o projeto num TCC, reunindo alunos de Mecânica e Eletrônica e apoiando a ideia do Floriano e do Grupo Terceira Visão, para que a lupa possa se tornar viável comercialmente ao grande número de pessoas que necessitam”, afirmou Moino.

José Carlos Gomes, de 51 anos, portador de degeneração macular, contou sobre os benefícios trazidos pela lupa eletrônica. “A lupa proporciona segurança para ler, sem cansar e sem provocar o medo de não conseguir enxergar e compreender o texto. A dificuldade de enxergar desestimula a leitura”.