A aluna do 4º ano de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e vice-presidente do Instituto Ecofaxina, Victoria Sales Pignatari Werner, de 23 anos, é uma das vencedoras do Programa Jovens Embaixadores Ambientais 2011, realizado pela parceria entre a empresa Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O Programa tem por objetivo incentivar jovens engajados em questões socioambientais e projetos que impactaram e mudaram a vida das pessoas da comunidade local, podendo ser aplicados em outros lugares.

Victoria e outros três vencedores de diferentes regiões do País participarão, de 19 a 23 de setembro, de uma semana de intercâmbio técnico-cultural no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde conhecerão organizações/empresas que desenvolvem projetos na área da sustentabilidade, além de participar de palestras com especialistas do setor.

Sobre o Instituto Ecofaxina – Fundado em outubro de 2008, o Instituto já retirou várias toneladas de lixo do estuário. Além da limpeza do meio ambiente, o grupo realiza monitoramento e educação ambiental por meio de ações desenvolvidas com a ajuda de voluntários, buscando ainda promover o bem-estar social, o resgate da auto-estima e a geração de renda nas comunidades participantes.

De acordo com William Rodriguez Schepis, estudante do 4º ano de Biologia Marinha da Unisanta e fundador do Ecofaxina, uma das principais metas a serem alcançadas é “reverter o quadro de degradação ambiental, atuando em parceria com as comunidades residentes nas áreas ecológicas”.