A ação voluntária de limpeza em áreas ecológicas, organizada pelo Instituto Ecofaxina como parte do Trote Ecológico e Solidário da Universidade Santa Cecília (Unisanta), no início deste ano, ficou em segundo lugar nas categorias Ensino Superior/Vídeo e Ensino Superior/Fotografia, do Prêmio Trote da Cidadania 2011, concedido pela Fundação Educar DPaschoal. O trabalho do Instituto Ecofaxina, formado por alunos de Biologia Marinha da Unisanta, concorreu com mais de 150 projetos de 66 instituições.

A premiação aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, em Campinas, durante o Fórum Empreender com Valores 2011. Com o prêmio, a Fundação Educar busca reconhecer a mobilização de universitários de todo o Brasil, os quais canalizam a energia de sua participação em trotes voltados a ações conscientes e solidárias. E essa é justamente a proposta do Trote Ecológico e Solidário da Unisanta, recepcionar os calouros da Instituição com atividades que contribuam para a preservação do meio ambiente e de alguma forma possibilitem a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Em 2011, os integrantes do Instituto Ecofaxina (veteranos do curso de Biologia Marinha) convidaram os calouros para colaborar com a retirada de resíduos de longo tempo de degradação como plástico, borracha, isopor e vidro existentes no costão rochoso da Ilha Porchat, localizada na cidade de São Vicente. Além disso, os novos alunos receberam informações sobre a ecologia local e o impacto causado pela poluição.

Sobre o Instituto Ecofaxina – Fundado em outubro de 2008, o Instituto já retirou várias toneladas de lixo do estuário. Além da limpeza do meio ambiente, o grupo realiza monitoramento e educação ambiental por meio de ações desenvolvidas com a ajuda de voluntários, buscando ainda promover o bem-estar social, o resgate da auto-estima e a geração de renda nas comunidades participantes.

De acordo com William Rodriguez Schepis, estudante do 4º ano de Biologia Marinha da Unisanta e fundador do Ecofaxina, uma das principais metas a serem alcançadas é “reverter o quadro de degradação ambiental, atuando em parceria com as comunidades residentes nas áreas ecológicas”.