17ª edição da ExpoLúdica, dos cursos de Pedagogia e Educação Física, promove atividades para o público infantil

13

Por Maria Fernanda Pestana

Educação e sustentabilidade são explorados com criatividade na 17ª edição da ExpoLúdica por meio do projeto “Educar brincando: o saber que se constrói com as mãos”, no dia 17 de novembro, 19h às 21h30, a realizar-se no pátio do Bloco M5. Os alunos dos cursos de Pedagogia e de Educação Física (Fefesp) se reúnem para apresentar os resultados de suas pesquisas sobre aprendizagem lúdica e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais no processo de ensino aprendizagem infantil.

O evento oferece aos 78 alunos participantes uma abordagem prática e interdisciplinar que valoriza a ludicidade e a inovação pedagógica e fortalece o vínculo entre o planejamento curricular e a prática docente. Na apresentação desses estudos, os alunos deverão considerar: pesquisa sobre os Campos de Experiências da BNCC; Educação Infantil; escolha da faixa etária e do conteúdo pedagógico; definição do brinquedo ou jogo educativo a ser confeccionado; elaboração de um projeto exclusivo por equipe; coleta de materiais sustentáveis; e confecção do brinquedo ou jogo pedagógico.

A ExpoLúdica também se posiciona como uma ação social: todos os brinquedos e jogos serão doados à Brinquedoteca BrincaSanta, do curso de Pedagogia. O evento amplia o contato com o desenvolvimento artístico criando recursos didáticos sustentáveis. A produção de brinquedos e jogos pedagógicos estimula a observação, apreciação e partilha de vivências infantis artísticas sustentáveis, contribuindo para a formação de futuros profissionais criativos, inovadores e comprometidos com uma educação de qualidade para as novas gerações.